Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que a cidade de Ponta Grossa tem esse nome?

29 de setembro de 2011

Angra dos Reis (RJ)

“Angra” é uma palavra usada para designar uma enseada. Uma delas, na costa fluminense, foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, dia dos Santos Reis. Assim  foi batizada a região de Angra dos Reis, que viria a se tornar cidade.
Esta informação está disponível no Banco de Nomes Geográficos do Brasil, projeto do IBGE que lista as cidades brasileiras. Além de ajudar a padronizar a grafia dos nomes dos locais – a cidade de Campos dos Goytacazes, por exemplo, leva “y”, enquanto São João Del Rei tem um “i” no final –, o recurso apresenta a origem do nome cidades, povoados, vilas e unidades de conservação.

Na semana passada, o IBGE disponibilizou  um banco de dados com todos os municípios do Paraná e do Rio de Janeiro. A promessa é que partes dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás estejam no site até o início de 2012. Enquanto isso, dá para digitar o nome de alguma cidade fluminense ou paranaense no campo de busca e se divertir com o resultado. Veja alguns que o Blog do Curioso encontrou:

Armação dos Búzios (RJ)
Este é o nome verdadeiro da paradisíaca cidade de Búzios. A região foi usada, a partir do século XVII, para pesca de baleias. Nas praias em que era realizada a armação das redes para pesca de arrastão, havia búzios – pequenas conchas – em grande quantidade, daí  o nome.
Ponta Grossa (PR)
Uma das maiores fontes de piadinhas maldosas entre os municípios do Brasil, Ponta Grossa não tem nenhuma origem erótica. Na região vizinha ao rio Pitangui, existia um capão de mato. O capataz Francisco Mulato se referiu ao local como “aquele capão que tem a ponta grossa”, e o nome pegou. No ano de 1871, a cidade foi rebatizada de Pitangui, mas voltou à designação inicial no ano seguinte.
Queimados (RJ)
Este município de cerca de 130 mil habitantes fica na zona metropolitana do Rio de Janeiro. Em meados do século XVIII, trabalhadores chineses vieram ao Brasil para a construção da Estrada de Ferro D. Pedro II, mas parte deles foi dizimada por epidemias como malária e cólera. Os chineses têm o costume de queimar seus mortos, o que acabou nomeando o município.
Rolândia (PR)
Outra cidade paranaense com um nome bastante curioso, Rolândia já se chamou Colônia Roland. Além de o primeiro bebê nascido no terreno, em 1933, chamar-se Roland Kischkel, este nome remete ao lendário guerreiro medieval Rolando, um dos sobrinhos do imperador romano-germânico Carlos Magno.
Seropédica (RJ)
A cidade  era sede da Seropédica Fluminense, fundada em 1875, primeira organização brasileira dedicada à sericultura, ou seja, à criação do bicho-da-seda.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Juliana

    Muito interessante seu blog. Gosto muito de saber sobre curiosidades relacionados a temas gerais, como os que vc posta aqui. Que este ano seja de muito sucesso e alegrias!
    Um abraço,
    Ju

    Responder
  2. Anônimo

    Ponta grossa tem esse nome porque é muito legal,bonito etc

    Responder
  3. Anônimo

    Não sei responder essa pergunta

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This