O Blog do Curioso selecionou os cinco museus mais curiosos do livro “50 Museums To Blow Your Mind” (50 museus para arejar sua mente), de Ben Handicott e Kalya Ryan, da Editora Lonely Planet.
Museu do Lápis
Keswick, Inglaterra

Crédito: Kate Shuttleworth
A fabricação de lápis em Keswick começou com a descoberta de uma mina de grafite. O primeiro lápis foi criado em 1832. O museu abriu as portas em 2001 na área onde funcionava a primeira fábrica. Há uma réplica da mina e um lápis gigante de 8 metros.
Museu da Melancia
Pequim, China

Pequim é a maior produtora mundial da fruta preferida pelos chineses no verão. O próprio prédio tem a forma de uma melancia. Há poemas, HQs, fotografias, músicas e artigos sobre a fruta e também réplicas de 170 diferentes variedades em cera. No final do passeio, os visitantes podem degustar melancia.
Museu dos Relacionamentos Terminados
Zagreb, Croácia

Vestidos de noiva, telefones celulares e ursinhos de pelúcia são acompanhados de textos que contam as tristes histórias de términos dos relacionamentos. Tudo começou em 2006 com uma exposição de objetos do casal Olinka Vistica e Drazen Grubisic, que tinha acabado um namoro de quatro anos. O museu mesmo foi inaugurado em 2010.
Museu dos Vasos Sanitários
Nova Déli, Índia

Uma aula sobre a história do saneamento e da higiene de 2.500 a.C. até os dias atuais. Inaugurado em 1992, o museu é dividido em três áreas: antiguidade, Idade Média e tempos modernos. Há uma exposição de vasos sanitários, bidês, penicos e móveis de banheiro originais e réplicas.
Museu da Vodca
São Petersburgo, Rússia

O museu ocupa duas salas de um restaurante. Conta a história, cultura (incluindo piadas) e tradições da bebida que é consumida pelos russos desde o século XIV. Visitantes degustam três tipos de vodca e vêem uma coleção com 260 garrafas diferentes. Os russos tomam 80 litros de vodca por pessoa ao ano – três vezes mais que a média mundial.
0 comentários