O Blog do Curioso selecionou os cinco museus mais curiosos do livro “50 Museums To Blow Your Mind” (50 museus para arejar sua mente), de Ben Handicott e Kalya Ryan, da Editora Lonely Planet.

 

Museu do Lápis

MUSEU DO LÁPIS

Keswick, Inglaterra

A fabricação de lápis em Keswick começou com a descoberta de uma mina de grafite. O primeiro lápis foi criado em 1832. O museu abriu as portas em 2001 na área onde funcionava a primeira fábrica. Há uma réplica da mina e um lápis gigante de 8 metros.

Museu da Melancia

Pequim, China

 

Pequim é a maior produtora mundial da fruta preferida pelos chineses no verão. O próprio prédio tem a forma de uma melancia. Há poemas, HQs, fotografias, músicas e artigos sobre a fruta e também réplicas de 170 diferentes variedades em cera. No final do passeio, os visitantes podem degustar melancia.

Museu dos Relacionamentos Terminados

Museu dos Relacionamentos Terminados

Zagreb, Croácia

 

Vestidos de noiva, telefones celulares e ursinhos de pelúcia são acompanhados de textos que contam as tristes histórias de términos dos relacionamentos. Tudo começou em 2006 com uma exposição de objetos do casal Olinka Vistica e Drazen Grubisic, que tinha acabado um namoro de quatro anos. O museu mesmo foi inaugurado em 2010.

 

Museu dos Vasos Sanitários

Nova Déli, Índia

 

Uma aula sobre a história do saneamento e da higiene de 2.500 a.C. até os dias atuais. Inaugurado em 1992, o museu é dividido em três áreas: antiguidade, Idade Média e tempos modernos. Há uma exposição de vasos sanitários, bidês, penicos e móveis de banheiro originais e réplicas.

 

Museu da Vodca

MUSEU DA VODKA

São Petersburgo, Rússia

 

O museu ocupa duas salas de um restaurante. Conta a história, cultura (incluindo piadas) e tradições da bebida que é consumida pelos russos desde o século XIV. Visitantes degustam três tipos de vodca e vêem uma coleção com 260 garrafas diferentes. Os russos tomam 80 litros de vodca por pessoa ao ano – três vezes mais que a média mundial.