Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como não se perder em nenhum metrô do mundo

15 de setembro de 2011

Mapa do Metrô paulistano

São Paulo rede de metro mapa - Mapa de São Paulo rede de metro ...

 

São Paulo ganhou hoje duas novas estações da Linha Amarela do Metrô de São Paulo: Luz e República. A estimativa é que cerca de 230 mil novos passageiros passem a usar a linha, que ligará as estações Luz e Vila Sônia. Ela deve transportar aproximadamente 700 mil pessoas por dia até 2012.
Ontem também foi uma data importante para o Metrô de São Paulo. No dia 14 de setembro de 1974, aconteceu a primeira viagem do trem subterrâneo no Brasil. A Linha Azul, primeira a ser inaugurada, tinha apenas 6,5 quilômetros e ligava a estação Jabaquara à Vila Mariana. Hoje, a extensão é de 74,3 quilômetros.

Metrô de Nova York

 

Notizie, curiosita',aneddoti, e fantasie su New York – Page 4 ...

Por mais que nos gabemos de ter um meio de transporte seguro e limpo por baixo da terra, ainda estamos atrasados em tamanho. Enquanto o Metrô de São Paulo tem 64 estações, o de Nova York, inaugurado em 1904, tem 468 pontos de desembarque (contando as conexões entre linhas) – maior número de paradas do mundo. Difícil é não se perder em meio às 24 linhas, que levam 4,33 milhões de pessoas diariamente. São Paulo tem aproximadamente 4 milhões de usuários do Metrô.

Metrô de Tóquio

 

Como é andar no metrô de Tóquio • Falando de Viagem

Isto não é nada perto do Metrô de Tóquio, que tem impressionantes 8,7 milhões de passageiros por dia. Em horário de pico, as plataformas ficam tão lotadas que todas as estações centrais têm dois “oshiya”, ou “empurradores”, para fazer com que o máximo de pessoas entrem nos trens.
Para encontrar o seu caminho em qualquer sistema de metrô, eu encontrei numa livraria no Canadá o livro Transit Maps of the World, lançado em 2007. Nele, o autor britânico Mark Ovenden reúne mapas atualizados e históricos das linhas subterrâneas de 100 cidades pelo mundo. O autor adora esse tipo de mapa. Outros livros lançados por ele são Railway maps of the world, com trens de superfície, e Paris underground, apenas com mapas, estações e curiosidades do metrô parisiense.

Quem acha mapas como este muito complexos pode querer conhecer o Metrô de Volgogrado, cidadezinha que já teve o nome de Estalingrado, por causa do líder soviético Josef Stalin. O tal metrô é mais semelhante a um bonde, que tem no subsolo apenas duas das 18 paradas de sua única linha, inaugurada em 1984. Apesar disso, não é o menor metrô do mundo: Haifa, terceira maior cidade de Israel, tem seis estações, mas seu metrô tem apenas 1,7k km de extensão. A distância entre cada estação é, em média, de 340 metros.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O turista azarado das Torres Gêmeas

O turista azarado das Torres Gêmeas

Para comemorar os 20 anos do "Olá, Curiosos!", pedimos a Gilmar Lopes, criador do canal E-Farsas, para contar uma fake news de 2001. Ele lembrou da foto de um turista no topo do World Trade Center minutos antes de os aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas. O que...

A piscina mais funda do mundo

A piscina mais funda do mundo

Os Emirados Árabes Unidos não param de inaugurar grandes atrações para atrair cada vez mais turistas. Na semana passada foi inaugurada em Dubai a piscina para mergulho mais profunda do mundo. A Deep Dive Dubai tem 60 metros de profundidade e 14,6 milhões de litros de...

4 Comentários

4 Comentários

  1. Rosangela

    Está faltando a estação Vila Prudente do MetRô de SP Linha 2 verde. mas bem legal esse mapa!

    Responder
  2. Rosangela

    Está faltando a estação Vila Prudente do MetRô de SP Linha 2 verde. mas bem legal esse mapa!

    Responder
  3. fernanda

    duvido alguem se perder no metro de recife

    Responder
  4. fernanda

    duvido alguem se perder no metro de recife

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This