Já imaginou um roteiro da cidade de São Paulo elaborado pela revista Caras? Ou o guia do Rio de Janeiro feito pelo programa TV Fama? Algo parecido com isso já acontece em Nova York, nos Estados Unidos. A revista TMZ, a mais famosa publicação de fofocas do país, lançou um pacote de turismo com o tema celebridades. O objetivo é mostrar a cidade do ponto de vista dos famosos.
O roteiro vai mudando de acordo com as fofocas que estão bombando no momento. Quando Lindsay Lohan, por exemplo, aparece nas manchetes de jornais em escândalos com drogas, o tour “Zona do terror de Lindsay Lohan” entra na programação. Nele, os turistas são apresentados aos bares em que a atriz já bebeu até cair. Quem contrata o tour da TMZ também é levado a conhecer o estúdio da ABC em que é gravado o programa “Good Morning America”, onde o rapper Chris Brown perdeu a cabeça e jogou móveis pela janela em uma entrevista com a apresentadora Robin Roberts, em 2011.
Não poderia faltar no tour um roteiro estilo paparazzi. Depois de passar pelas casas das celebridades que moram na cidade (como o casal Jay-Z e Beyoncé), os guias apresentam aos turistas alguns locais constantemente vigiados por fotógrafos e jornalistas de fofocas. Um deles é o parque no bairro de West Village. Ali, a celebridade mirim Suri Cruise (filha de Katie Holmes com Tom Cruise) costuma brincar com os coleguinhas. A casa noturna W.i.p., que testemunhou uma briga entre os rappers Chris Brown e Drake pela atenção de Rihanna, também é parada obrigatória, assim como o café Bitter End, local em que Lady Gaga começou a carreira como cantora.
Os turistas passeiam em um ônibus temático de 10 metros de comprimento com 52 lugares, equipado com uma série de televisões ligadas, óbvio, no canal da TMZ. O passeio de duas horas por cerca de 70 pontos de interesse custa 49 dólares (105 reais). Os guias turísticos são todos muito bem informados – quanto às fofocas da semana.
(Agradeço a sugestão de Luiz Megale)