POWER RANGERSNo dia 28 de agosto deste ano, os Power Rangers completam 20 anos de história. Diferentemente da maioria dos seriados, o Power Rangers muda sua temática a cada temporada. Ao longo da história da franquia, já são 20 temporadas, uma bem diferente da outra. As três primeiras temporadas, intituladas Mighty Morphin Power Rangers (traduzida no Brasil para simplesmente Power Rangers), são as que mais fizeram sucesso por aqui. A mais recente se chama Power Rangers Super Samurai, e começou a ser transmitida no Brasil (canal Nickelodeon) em agosto de 2012. Em maio deste ano, a 21ª temporada, intitulada Power Rangers Super Mega Force, estreou nos Estados Unidos. Nove atores que já interpretaram Power Rangers anteriormente participam dessa nova temporada, que comemora os 20 anos da série. A produtora promete novos episódios até, pelo menos, 2014. Em homenagem à data, o Blog do Curioso preparou dez curiosidades sobre a franquia:

1. As cenas de luta não são originais

Para produzir a série, são reaproveitadas cenas de ação de seriados japoneses de luta. Um deles é o Super Sentai, que faz sucesso no Japão desde os anos 70. As cenas que mostram a identidade dos personagens são filmadas nos Estados Unidos, com atores norte-americanos, para agradar ao público ocidental. “É por causa desse tipo de montagem que, tecnicamente, o seriado sempre foi um tanto tosco”, constata Odair Braz Jr., jornalista especializado em quadrinhos e programas de tevê. Isso  não impediu, no entanto, que a franquia se tornasse um sucesso imediato nos Estados Unidos. Não demorou muito para que os Power Rangers chegassem a outros 60 países.

2. O criador de Power Rangers não é japonês nem americano

Quem idealizou a franquia foi um magnata egípcio chamado Haim Saban. Transformando um programa da TV japonesa em uma marca conhecida globalmente, Haim Saban acumulou uma fortuna de 3,8 bilhões de dólares. Hoje aos 68 anos, ele ocupa a posição número 437 na lista das personalidades mais ricas do mundo. Ele comanda o grupo de mídia Saban Capital Group, que é dono de 7,5% da maior empresa de rádio e TV da Indonésia, Media Nusantara Citra.

3. A franquia foi censurada na Nova Zelândia e na Malásia

Em 1994, a televisão neozelandesa decidiu acatar o pedido de uma geração de pais de crianças fissuradas por Power Rangers. Eles alegavam que os personagens consideravam a violência a solução de todos os problemas. A série foi cancelada no meio de sua segunda temporada e só voltou a ser exibida em 2011. O irônico é que um dos sets de filmagem de Power Rangers ficava, justamente, na Nova Zelândia.

Na Malásia, a franquia foi censurada por um motivo ainda mais bobo. As autoridades ficaram preocupadas com a influência sobre as crianças do nome “Morphin” (de Mighty Morphin Power Rangers, nome original das três primeiras temporadas), que se assemelha ao da droga morfina. A condição para o não cancelamento do programa foi cortar todas as aparições da palavra. O nome do seriado, então, virou Mighty Power Rangers. A frase “It’s morphin time!” (“é hora de morfar”, em português), ficou completamente muda.

4. O Power Ranger azul abandonou o show por sofrer preconceito

O ator David Yost decidiu abandonar a franquia no final da quarta temporada. Depois, ele assumiu que o motivo que o levou a fazer isso foi o preconceito dos companheiros de set. Homossexual assumido, ele era frequentemente chamado de “bicha” durante as gravações. Os outros atores da série confirmaram terem sido interrogados por membros da produção a respeito da opção sexual do colega. David Yost apareceu em mais de 200 episódios de Power Rangers. Ele foi o único ator que apareceu em todos os episódios das três temporadas originais.

5. Power Ranger azul já foi interpretado por uma criança

Blake Foster, na época com apenas 12 anos, foi escalado para interpretar o Power Ranger azul na sexta temporada da série, Power Rangers Turbo. Steve Cadenas, que interpretava Rocky, estava deixando o programa e a produção precisava de alguém para assumir o posto do Power Ranger azul. O personagem de Blake Foster se chamava Justin Stewart, e era uma criança órfã que ajudava Tommy em seu projeto automobilístico. Foi o Power Ranger mais jovem da história do seriado. Hoje com 28 anos, Blake Foster estuda artes marciais e usa faixa preta no Tang Soo Doo.

6. Vilão foi cortado da série porque sua roupa estragou

O último episódio da sétima temporada, Power Rangers no Espaço, foi um especial com todos os vilões que já haviam enfrentado os Power Rangers. Isso porque a produtora anunciou que iria cancelar a franquia. Apenas um vilão ficou de fora da homenagem: Rito Revolto, que atrapalhou a vida dos Power Rangers nas três temporadas de estreia. O motivo? A fantasia do monstro foi danificada e ficava muito caro mandar fazer outra só para o episódio.

7. Nenhuma mulher nunca vestiu a armadura verde dos Power Rangers

Quarenta mulheres já interpretaram Power Rangers na história da série. A maioria delas – 17 personagens – vestiu a armadura amarela. Logo em seguida, vem a roupa cor-de-rosa, que entrou no guarda-roupa de 13 lutadoras. A armadura azul foi usada por duas mulheres ao longo das temporadas da série e a branca, por três delas. Foi só em 2006, treze anos depois do lançamento de Power Rangers, que uma mulher estreou a armadura vermelha. Só a verde continua intocada por personagens femininas.

8. Um dos Power Rangers virou lutador de MMA

Jason David Frank ficou famoso ao interpretar Tommy Oliver, que vestiu a roupa verde e a branca ao longo das três primeiras temporadas de Power Rangers. Nas temporadas seguintes, o personagem ainda usou o uniforme vermelho (1996) e o preto (2004). Destaque nas artes marciais desde a adolescência, o ator anunciou sua entrada no MMA em 2009. Ele entrou no octógono pela primeira vez em janeiro de 2010, derrotando o norte-americano Jonathan Mack com um nocaute. Em agosto do mesmo ano, Jason estreou no MMA profissional também com uma vitória, dessa vez contra Jose Vasquez, dos Estados Unidos. Confiante, o ator já desafiou Jean Claude Van Damme a enfrentá-lo nos ringues. Os dois teriam sofrido um atrito na pré-estreia do filme “Mighty Morphin Power Rangers” (1995).

9. Power Rangers no cinema

Ao longo dos 20 anos de franquia, os Power Rangers apareceram na telona duas vezes: em “Power Rangers – O Filme” (1995) e em “Turbo Power Rangers 2” (1997). Os dois filmes arrecadaram, juntos, cerca de 75 milhões de dólares. Em 2001, foi feita uma nova tentativa de adaptação dos Power Rangers para os cinemas, mas a baixa recepção do público fez com que “Power Rangers em 3D” fosse lançado diretamente nas locadoras.

10. O astro da série Breaking Bad já foi um Power Ranger

Bryan Cranston é conhecido pelo papel protagonista na série norte-americana Breaking Bad. Ele interpreta o Sr. White, homem que, depois de descobrir que sofre de câncer terminal, aprende a produzir a droga anfetamina para arrecadar o dinheiro do sustento de sua família. A série estreou em 2008, quando Bryan já tinha 52 anos. Mas se, antes disso, seu rosto jovem não era conhecido pelo público, certamente uma geração de crianças americanas dos anos 90  reconheceria seu grunhido. Isso porque Bryan Cranston dublou os monstros Snizard e Twin Man na primeira temporada de Power Rangers.