Eu não fazia a menor ideia… Dentro do Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom, parque do complexo Walt Disney World, em Orlando, existe um quarto de hotel. A história foi contada esta semana no site Buzzfeed. O quarto foi projetado para abrigar o próprio Walt Disney e sua família, quando visitassem o parque temático. No entanto, o fundador da Disney faleceu em 1966, cinco anos antes da inauguração do Magic Kingdom.

Por quase 40 anos, o espaço foi usado como almoxarifado pelos funcionários. Em 2005, no entanto, os proprietários do parque decidiram retomar a construção do projeto de Walt Disney.

Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom

O cômodo fica no quarto andar do castelo, e para acessá-lo, o hóspede utiliza um elevador exclusivo. Decorado com móveis setecentistas, o quarto de 60 m2 acomoda até seis pessoas. Classificá-lo como “cinco estrelas” é pouco: a banheira jacuzzi é equipada com luzes cromoterápicas e decorada com vitrais e estrelinhas brilhantes. Em frente às camas, há uma lareira controlada por controle remoto e um quadro com um retrato da Cinderela que, como num passe de mágica, se transforma em uma televisão.

O exclusivo hotel, no entanto, não está disponível para o público. Lá, só se hospedam pessoas convidadas pela Disney. Um dos sortudos foi Kevin Jonas, integrante da banda Jonas Brothers. Em 2010, ele e sua então recém-mulher foram convidados a passar a lua-de-mel na suíte de princesa.

O Blog do Curioso foi atrás de outros hotéis de um só quarto pelo mundo. E não é que eles existem? Confira:

A Room for London (Inglaterra)

A empresa de design Living Architecture instalou o quarto em um deck com vista para o rio Tâmisa, em Londres. O espaço é mais do que um hotel: é um refúgio para o hóspede que busca sossego em meio à cidade grande. No centro do quarto, uma cama instalada sobre um trilho permite que o visitante escolha o melhor ângulo para apreciar a vista enquanto descansa. Equipado com uma minibiblioteca e uma escrivaninha, o local também é indicado para artistas em busca de inspiração. Para reservar uma noite, é preciso ficar ligado nas datas de inscrição no site do hotel. As vagas para março, abril e maio, por exemplo, abriram em janeiro e já foram preenchidas.

Tower Park Room (República Checa)

A torre de TV da cidade de Praga, capital da República Checa, inaugurou em fevereiro deste ano um exclusivo quarto de hotel. O cômodo fica a uma altura de 70 metros e oferece ao hóspede uma vista espetacular da cidade. A torre, que mede 215 metros, é a construção mais alta da cidade. Sua arquitetura moderna difere do estilo histórico das construções de Praga, o que é motivo de crítica pela população. A inauguração do hotel de um só quarto é uma estratégia para diminuir a rejeição ao prédio, atraindo os turistas ao local. O luxuoso quarto duplo foi classificado como “6 estrelas”. Os hóspedes ainda têm direito a uma limusine com motorista à disposição. A noite sai por 1.000 euros (2.600 reais). Apesar do preço, a procura é alta: o hotel recomenda que as reservas sejam feitas com pelo menos uma semana de antecedência.

Hotel Room (Finlândia)

O hotel de quarto único na Finlândia é o primeiro de um projeto que promete expandir o negócio para outras cidades do mundo. A unidade da Finlândia é apelidada de “Room 1” (quarto número 1). O quarto de 30 m2, equipado com uma cama de casal, um sofá, cozinha, banheiro, TV e internet acomoda até três pessoas. O mini-hotel fica na avenida principal da cidade de Kallio, famosa pela vida noturna agitada. A diária sai por 120 euros (310 reais).