Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

De O a V

24 de abril de 2019

 

Olívia Guedes Penteado
A “Senhora das artes” participou da organização do movimento modernista que culminou na Semana de Arte Moderna, em 1922. Os artistas chamavam-na também de “Nossa Senhora do Brasil”.

Patrícia Rehder Galvão
É autora do primeiro romance proletário brasileiro, “Parque Industrial”, assinado com o pseudônimo de Mara Lobo, em 1933. Sob o disfarçe de King Shelter, nos anos 40, Pagu produziu nove contos policiais para a revista Detetive, editada por Nelson Rodrigues.

Rachel de Queiroz
Entrou para a história como a primeira escritora a ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

Renata Figueira de Mello
Em 1984, foi a primeira jornalista mulher a cobrir eventos esportivos pela TV Record.

Rita Lee Jones
Foi a primeira mulher, em 16 anos, a ganhar o Prêmio Shell de Música, em 1996, pela qualidade de sua obra e por seu papel pioneiro na música popular brasileira.

Rita Lobo
É a primeira médica formada em território nacional. Cinco anos depois que o governo permitiu a matrícula de mulheres nas universidades, em 1879, iniciou seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Roseli Cerri
Fez parte da primeira turma de mulheres a entrar no Corpo de Bombeiros, o 18º Grupamento de São Paulo.

Rosmary Correa
Implantou o serviço da delegacia da mulher, entre 1985 e 1987.

Valkíria Gomes de Oliveira
Foi a primeira caminhoneira contratada pela prefeitura de São Paulo, em 1990.

Vanda dos Santos
Foi a única atleta brasileira a disputar a prova dos 80 metros com barreiras, em Roma, em 1960.

Victoria Rosseti
Primeira engenheira agrônoma de São Paulo e segunda do Brasil, diplomada em 1939, que, com seus estudos sobre as doenças das laranjeiras e limoeiros, revolucionou a fitopatologia dos citros, descobrindo, inclusive, a cura para doenças típicas desses frutos.

Vilma Chandler e Idalina de Oliveira
Foram as primeiras apresentadoras de TV, na década de 1970.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Década de 1940

Década de 1940

  1941 Estreou na Rádio Nacional o Repórter Esso, primeiro radio-jornal brasileiro, e Em Busca da Felicidade, a primeira radionovela do país. 1944 Estreou na Rádio Mayrink Veiga o programa humorístico PRK-30. Ele depois seria transmitido pela Rádio Nacional....

  Além de Charles Miller, outros personagens também tiveram importante participação no início do futebol brasileiro. Saiba um pouco mais sobre dois deles: Hans Nobiling Em 1897, desembarcou no Brasil o alemão Hans Nobiling, também fundamental para a difusão do...

Década de 1960 e 1970

Década de 1960 e 1970

  1964 Foi fechada a Rádio Mayrink Veiga. 1965 O Brasil foi integrado ao Sistema Intelsat. 1968 Saiu do ar o programa Repórter Esso. Apareceram as primeiras emissoras FM. 1971 Foi inaugurada a rádio Eldorado FM. 1977 Foi inaugurada a Rádio Cidade FM Rio de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This