Bichos brasileiros – M a Z

24 de abril de 2019

 

Mariposa-Espelho
É encontrada circulando pelo topo e pelo tronco das árvores. Quando adulta, produz um casulo esverdeado usado para fazer seda.

Mico-Leão Dourado
Tornou-se símbolo da luta pela preservação das espécies. Seu pêlo tem uma cor amarelada bem vibrante.

Muriqui
É o maior dos primatas das Américas. Conhecidos também como mono-carvoeiros (por causa do rosto escuro), são macacos bastante cordiais. Costumam, inclusive, se abraçarem com freqüência. Seu nome significa ?povo tranqüilo?.

Onça
Caça a noite e se alimenta de capivara, macacos, pacas e veados. Pesa por volta de 150 quilos e tem 1 metro e meio de comprimento. No Brasil, existem dois tipos de onça: a preta e a pintada.

Perereca-de-vidro
Tem hábitos nortunos. Seu nome vem da cor translúcida de sua pele, que deixa à mostra os órgãos internos do animal.

Preguiça-de-coleira
Também é conhecida como preguiça-preta. Move-se de forma lenta para poupar energia, já que sua dieta de folhas tem baixas calorias.

Sapo-Boi
Alimenta-se de grandes insetos, aranhas e sapos menores. Seu coaxar é semelhante ao som de uma gata no cio. Quando se sente ameaçado, costuma morder.

Saúva-Preta
Essa espécie de formiga faz seus ninhos em áreas de terra fofa. Os machos são menores que as fêmeas, que comandam o formigueiro.

Sucuri
Vive em lagos, rios e pântanos. Alimenta-se de cutias, pacas, capivaras, antas e veados. Mata sua presa estrangulando-a.

Tamanduá Bandeira
Come insetos pequenos, que engole sem mastigar. Possui unhas fortes que usa, por exemplo, para abrir cupinzeiros. Apesar de enxergar e escutar mal, seu olfato é 40 vezes melhor que o do homem.

Tesoura-de-Fronte-Violeta
Esta espécie de beija-flor é verde com cabeça azul brilhante e se alimenta de néctar e pequenos artrópodes.

Tié Sangue
O pássaro possui asas pretas e cor vermelha. Seus bandos são formados por um macho e três ou quatro fêmeas.

Tucano
Seu bico colorido é um dos instrumentos de sedução do animal na época de reprodução. Vive em bandos e gosta de comer frutas, insetos, ovos, pequenos mamíferos, répteis e filhotes de outras aves.

 

Artigos Relacionados

Século 11 a 17

Século 11 a 17

1040 Depois de muitas experiênicas, os chineses descobrem que uma mistura de carvão, salitre e enxofre explode quando em contato com o fogo. A pólvora foi usada inicialmente em fogos de artifício. 1280 O frade dominicano Alessandro della...

Categorias

Categorias

As categorias do Ig Nobel mudam de ano para ano. Mesmo assim, algumas — por seu alto grau de relevância — acabam tendo premiados em todas as edições. Desde 1991, quando o prêmio surgiu, em nenhum ano as categorias foram repetidas....

Século 18

Século 18

1706 O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa o primeiro motor a vapor, para ser usado em uma mina de carvão. 1714 É inventado o termômetro de mercúrio pelo cientista alemão Gabriel Fahrenheit. 1769 Ao fazer melhorias em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This