Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

1896 a 1912

24 de abril de 2019

 

1896

Os primeiros nove esportes olímpicos foram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro.

As provas de natação nos Jogos Olímpicos de Atenas foram realizadas nas águas da baía de Zea. A temperatura da água durante as provas nunca ultrapassou os 13 graus. Um nadador americano pulou na água e saiu imediatamente, pedindo por um médico, pois estava congelado.

Os arremessadores de dardo enfrentavam uma dificuldade a mais: árvores altas impediam que os lançamentos fossem muito longos.

1900

A prova mais inusitada foi a natação com obstáculos. Todas as competições de natação aconteceram no rio Sena.

Na natação submersa, competição que só foi disputada em 1900, o atleta ganhava dois pontos a cada metro nadado e mais um ponto a cada segundo sob a água.

O troféu para o ganhador dos 200 metros no atletismo foi uma réplica do Museu do Louvre, que pesava 10 quilos.

1904

O decatlo foi incluído no programa olímpico pela primeira vez em Saint Louis. Nesta época, as dez provas eram disputadas no mesmo dia. O campeão foi o irlandês Thomas Kiely.

A maratona contou com os dois primeiros africanos a participar dos Jogos. Eram dois guerreiros zulus que estavam em Saint Louis para uma mostra sobre a guerra dos Bôeres.

O ginasta americano George Eyser, ganhador de duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, tinha uma perna de madeira.

1906

Depois de sua vitória no salto triplo, Peter O’Connor subiu no mastro, retirou a Union Jack (bandeira da Grã-Bretanha) e colocou em seu lugar a bandeira da Irlanda.

Para incentivar os gregos na maratona, os comerciantes locais resolveram oferecer a um patriota que vencesse a prova um grande prêmio: uma estátua do deus Hermes, pão durante um ano inteiro, três xícaras de café por dia também durante um ano, barbeiro grátis para toda a vida e almoços em seis domingos alternados.

1908

A profissão de Albert Gilbert, atleta norte-americano que ganhou a medalha de ouro no salto de vara, era a de mágico. Isto é, quando ele não trabalhava com a vara, trabalhava com a varinha.

A disputa do cabo-de-guerra entre americanos e britânicos quase acaba em pancadaria. Os americanos reclamaram das botas usadas pelos adversários.

1912

A maratona foi disputada em um dia de muito calor. O português Francisco Lázaro não resistiu ao esforço e sofreu um colapso, morrendo no dia seguinte de um fulminante ataque cardíaco.

Nas semifinais da luta greco-romana, o combate entre os pesos médios Martin Klein, da Rússia, e Alfred Asikanien, da Finlândia, durou 11 horas e 40 minutos. Klein venceu, mas ficou tão exausto que nem apareceu na final.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Rapidinhas

Rapidinhas

  Na cidade alemã de Aachen, quando um homem foi procurar uma prostituta para se divertir, encontrou a esposa trabalhando. E começaram a brigar. Ela brava porque o marido estava procurando sexo com outra, e ele por causa do tipo de "trabalho extra" da mulher....

Século 11 a 17

Século 11 a 17

1040 Depois de muitas experiênicas, os chineses descobrem que uma mistura de carvão, salitre e enxofre explode quando em contato com o fogo. A pólvora foi usada inicialmente em fogos de artifício. 1280 O frade dominicano Alessandro della...

Mach 5

Mach 5

No volante do carro, Speed Racer tem sete botões que o ajudam em momentos cruciais nas corridas e levam as letras de A até G. Veja para que cada um deles funciona: A) Autojack - hastes propulsoras, que fazem o carro saltar. B) Belt Tire - esteira que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This