Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Luzes por todos os lados

12 de fevereiro de 2010

O norte-americano Nick Holonyak Jr. entrou para o Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos em 2008. Na verdade, o que Holonyak fez foi desenvolver — e dar uma utilidade — a algo que já havia sido “inventado” há muito tempo. As luzes LED (sigla para Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) foram descobertas por um russo. Pelo menos é o que sustenta Nikolay Zheludev, professor de Física da Universidade de Southampton, em seu estudo “A Vida e os Tempos do LED — Uma História de 100 Anos”.

 

A Brilliant Idea: Nick Holonyak, Jr. and the LED - YouTube


led012-300x200

“Muitas pessoas acreditam que o LED foi descoberto por pesquisadores norte-americanos na década de 1960”, comenta o professor. “Na verdade, Henry Round, dos Laboratórios Marconi, percebeu a emissão de luz por meio de um diodo semicondutor 100 anos atrás e, sozinho, um gênio russo esquecido — Oleg Losev — descobriu o LED”, conclui Zheludev.
Enquanto a dúvida persiste, o LED está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nos casamentos, por exemplo, o buquê Galvanic Skin Response permite que  qualquer noiva brilhe mais que o habitual. Com um arranjo de tulipas e lírios, além dos LEDs, o buquê se acende em azul se a noiva está calma ou em branco se ela está nervosa. A medição é feita através de um eletrodo ligado ao dedo da felizarda, e fica registrada em um cartão de memória de 1 GB. A novidade foi apresentada na última edição do Expo Noivas.

 

Cold Feet wedding bouquet responds to your nerves on the big day ...
led
Para os bichinhos de estimação, coleiras com luzes LED também estão disponíveis para venda. Além de uma ótima decoração para seu cão, essas coleiras também ajudam na segurança para os que gostam de passear à noite. É possível encomendá-las pelo site da empresa, que importa o produto.
Que tal  luzes LED para uma balada? Além de compor a decoração dos locais, também é possível encontrar as agora onipresentes luzinhas nas camisas dos frequentadores. Assista ao vídeo abaixo e tire a prova.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2583OLdyfpo[/youtube]
Para quem se interessou pela camisa com LED, ela custa 85 reais e é vendida pela mesma empresa que comercializa as coleiras.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os melhores perfumes estão nos menores frascos

Os melhores perfumes estão nos menores frascos

Existem também os perfumes Chanel nº 1, 2, 3 e 4? Como funciona o marketing olfativo? O que é aromaterapia? Essas e outras perguntas foram respondidas por Luciene Ricciotti, publicitária especializada em perfumaria e marketing olfativo. É autora de cinco livros, entre...

Ele está em todas as bocas: a curiosa história do batom

Ele está em todas as bocas: a curiosa história do batom

Pintar a boca era um hábito cultivado no Egito. A rainha egípcia Nefertiti mostra que as mulheres já gostavam de pintar os lábios mil anos antes de Cleópatra. Para isso, recorriam aos produtos naturais como a púrpura de Tyr. Já na Grécia, elas costumavam aplicar...

A linha do tempo da história dos perfumes

A linha do tempo da história dos perfumes

Os perfumes estão na sociedade há muito tempo e nunca perdem sua popularidade, mas você conhece a origem deste fenômeno? Descubra agora a evolução dos perfumes desde os tempos primordiais! Perfume para ocular o mau hálito No Antigo Egito: em 2900 a.C., os egípcios...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This