Curiosidades sobre cosméticos

24 de abril de 2019
  1. A palavra cosmético vem do grego kosmetikós, que significa “o que serve para ornamentar“.
  2. Os cosméticos surgiram no Oriente na Antiguidade e se espalharam pelo resto do mundo. Usavam-se óleos, essências de rosa e de jasmim e tinturas para os cabelos.
  3. A alta sociedade de Roma tomava banhos com leite de jumenta para embelezar a pele.
  4. Na Idade Média, o açafrão servia para colorir os lábios; o negro da fuligem, para escurecer os cílios; a sálvia, para esbranquecer os dentes; a clara de ovo e o vinagre, para aveludar a pele.
  5. Mas os cosméticos enfrentaram vários obstáculos ao longo da história. Uma lei grega do século II proibia que as mulheres escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem antes do casamento.
  6. A legislação draconiana, adotada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casamento se a noiva estivesse de maquiagem, dentadura ou cabelo falso.
  7. Nos anos seguintes, no entanto, a maquiagem pesada tomou conta da Inglaterra e da França. Até que a febre passou após a Revolução Francesa. Só se admitia que pessoas mais velhas e artistas de teatro usassem. Em 1880, a maquiagem reconquistou as mulheres e nascia a moderna indústria de cosméticos.
  8. Os pós faciais, que surgiram em 4 000 a.C. na antiga Grécia, eram perigosos porque tinham uma grande quantidade de chumbo em sua composição e chegaram a causar várias mortes prematuras.
  9. O rouge era um pouco mais seguro. Embora fosse feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, sua cor era extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. O mesmo rouge era usado nos lábios, como batom, onde era mais facilmente ingerido e também causava envenenamento.
  10. O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os primeiros eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha, depois substituídas pelo dourado e pelo prateado. No Egito antigo, a tradição se repetiu.

Artigos Relacionados

A linha do tempo da história dos perfumes

A linha do tempo da história dos perfumes

Os perfumes estão na sociedade há muito tempo e nunca perdem sua popularidade, mas você conhece a origem deste fenômeno? Descubra agora a evolução dos perfumes desde os tempos primordiais! Perfume para ocular o mau hálito No Antigo Egito: em 2900 a.C., os egípcios...

As 10 principais dúvidas sobre perfumes

As 10 principais dúvidas sobre perfumes

1. Por que alguns perfumes duram e outros somem em segundos? A durabilidade está relacionada à concentração de essências. Quanto maior ela for, mais o perfume vai durar na pele. 2. Por que o cheiro de um perfume nunca fica igual em duas pessoas? Porque o resultado do...

20 curiosidades sobre Gisele Bündchen

20 curiosidades sobre Gisele Bündchen

Gisele Carolina Nonnenmacher Bündchen nasceu no dia 20 de julho de 1980, em Horizontina, no Rio Grande do Sul. Tem cinco irmãs, entre elas Patrícia, que é sua gêmea. Quando era adolescente, foi chamada para ser jogadora profissional de vôlei. Em 1996, Gisele desfilou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This