A santa nasceu na Baviera em 1174. Depois da morte de seis de seus sete filhos e de seu marido, entrou para o mosteiro cisterciense de Trebniz, na Polônia. Morreu em 15 de outubro de 1243. Sua festa é celebrada no dia 16 de outubro.

Orações de Santa Edwiges

“Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e socorro dos endividados, e no céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticaste, suplicante vos peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso (faça seu pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém.”

“Ó grande Santa Edwiges, passastes a vida ajudando e amparando os pobres. Agora, no céu, intercedei pelos abandonados, socorrei os endividados que não sabem como saldar seus compromissos. Sois a minha advogada junto a Deus: rogai por mim. Eu preciso tanto desta graça (faça seu pedido). Acima de tudo, eu vos peço: rogai a Deus por mim, para que eu saiba perdoar a quem me ofendeu, e que eu só espalhe, por onde passar, o profundo sentimento cristão de saber perdoar.”