Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Lampião

24 de abril de 2019

1. Lampião nasceu em Vila Bela (atual Serra Talhada, no sertão de Pernambuco), no dia 7 de julho de 1897. Virgulino Ferreira da Silva era um dos nove filhos de uma respeitável família criadora de gado. 

2. Em 1915, aos 18 anos, acusou um empregado do vizinho José Saturnino de roubar bodes de sua propriedade. Começou, então, uma rivalidade entre as duas famílias. Quatro anos depois, Virgulino e dois irmãos se tornaram bandidos. Matavam o gado do vizinho e assaltavam propriedades. Os irmãos Ferreira passaram a ser perseguidos pela polícia e fugiram da fazenda. A mãe de Virgulino morreu durante a fuga e, em seguida, num tiroteio, os policiais mataram seu pai. O jovem Virgulino jurou vingança.

3. Existem duas versões para o seu apelido. Dizem que, ao matar uma pessoa, o cano de seu rifle, em brasa, lembrava a luz de um lampião. Outros garantem que ele iluminou um ambiente com tiros para que um companheiro achasse um cigarro perdido no escuro.

4. Seus atos de crueldade lhe valeram a alcunha de “Rei do Cangaço“. Para matar os inimigos, enfiava longos punhais entre a clavícula e o pescoço. Seu bando sequestrava crianças, botava fogo nas fazendas, exterminava rebanhos de gado, estuprava coletivamente, torturava, marcava o rosto de mulheres com ferro quente. Antes de fuzilar um de seus próprios homens, obrigou-o a comer um quilo de sal. Assassinou um prisioneiro na frente da mulher, que implorava perdão. Lampião arrancou olhos, cortou orelhas e línguas, sem a menor piedade. Perseguido, viu três de seus irmãos morrerem em combate e foi ferido seis vezes.

5. Lampião sofreu vários ferimentos ao longo de sua vida no cangaço. Em 1921, foi baleado nos ombros e na virilha. No ano seguinte, teve um ferimento na cabeça que quase lhe tirou a vida. Uma lesão no pé direito, em 1924, lhe acompanharia a vida inteira. Ele também perdeu o olho direito (1925) e foi atingido na omoplata (1926) e no quadril (1930).

6. Os cangaceiros usavam chinelas típicas de sertanejo. A de Lampião, porém, tinha um reforço especial, com o intuito de corrigir a lesão no pé sofrida durante tiroteio na região Lagoa de Vieira, Pernambuco, em 1924. Dadá, a mulher mais valente do cangaço e companheira de um dos fiéis seguidores de Lampião, Corisco, foi quem introduziu muitos dos ornamentos usados na vestimenta dos cangaceiros, como os bornais (sacos para transporte de água e alimento) e as luvas.

7. Em 1929, conheceu Maria Déa, a Maria Bonita, linda mulher de um sapateiro chamado José Neném. Ela tinha 19 anos e se disse apaixonada pelo cangaceiro havia muito tempo. Pediu para acompanhá-lo. Lampião concordou. Ela não pensou duas vezes: enrolou seu colchão e deu adeus ao incrédulo marido. Até então, só havia homens nos bandos de cangaceiros. O Rei do Cangaço e Maria Bonita tiveram apenas uma filha, Expedita, que nasceu em 1932.

8. Lampião andava sempre com livros de orações. Pregava na roupa diversos amuletos e até uma foto do Padre Cícero. A música “Mulher Rendeira” (Olê mulher rendeira / Olê mulher rendá / Tu me ensina a fazer renda / Que eu te ensino a namorar) é de autoria de Lampião. Seu bando entrava nas cidades entoando essa canção.

9. O governo baiano ofereceu 50 contos de réis pela captura de Lampião em 1930. Era dinheiro suficiente para comprar seis carros de luxo. Apesar de perseguido, Lampião e seu bando foram convocados para combater a Coluna Prestes, marcha de militares rebelados. O governo se juntou ao cangaceiro em 1926, lhe fornecendo fardas e fuzis automáticos.

10. Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. Os trinta homens e cinco mulheres de seu grupo estavam começando a se levantar, quando ele foi vítima de uma emboscada de uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra. O combate durou somente 10 minutos. Os policiais tinham a vantagem de quatro metralhadoras Hotkiss. Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram mortos e tiveram suas cabeças cortadas. Maria foi degolada viva. Os outros conseguiram escapar. O cangaço terminou em 1940, com a morte de Corisco, o “Diabo Loiro”, o último sobrevivente do grupo comandando por Lampião.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Ele era filho de José Thomaz Nabuco de Araújo, senador do Império, e de Ana Benigna de Sá Barreto, cuja família fazia parte da elite açucareira. Joaquim Nabuco começou a estudar...

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Basicamente o azeite deixa de ser considerado virgem quando sofre qualquer tipo de intervenção química ou de procedimentos industriais. Na verdade é muito difícil que o azeite consiga se manter extra-virgem em todas as suas etapas de produção. Por isso mesmo eles...

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Esqueça o ditado, pois pode sim. E duas, três, muitas vezes. "Eles atingem os lugares mais elevados, como torres em locais planos e árvores no alto de morros", conta Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This