Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Euryclides Zerbini (1912-1993)

24 de abril de 2019

 

O brasileiro Euryclides de Jesus Zerbini poderia ter sido o primeiro cirurgião a realizar um transplante cardíaco em seres humanos. A partir de 1960, oito equipes ao redor do planeta treinavam em cães para a façanha. O acordo era de só transplantar humanos quem tivesse na mesa de operação um paciente condenado e encontrasse, em poucas horas, um doador com morte cerebral.

A oportunidade surgiu, em fevereiro de 1967, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde Zerbini trabalhava. Mas ele foi proibido de fazer a cirurgia pela direção do hospital que, cautelosa, não se contentava com os 125 cachorros transplantados por sua equipe. Dez meses mais tarde, o médico sul-africano Christiaan Barnard foi o pioneiro. Tendo realizado menos cirurgias caninas que Zerbini, ele operou Lois Washkansky, que não era um paciente condenado.

Graças a Zerbini, o Brasil acabou sendo o terceiro país do mundo a realizar um transplante cardíaco, 26 de maio de 1968. No Hospital das Clínicas, em São Paulo, o boiadeiro mato-grossense João Ferreira da Cunha recebeu o coração e sobreviveu por mais 27 dias.

Em 3 de junho de 1985, ao operar Manuel Amorim da Silva, Zerbini fez também o primeiro transplante cardíaco do mundo em portador de Doença de Chagas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Ele era filho de José Thomaz Nabuco de Araújo, senador do Império, e de Ana Benigna de Sá Barreto, cuja família fazia parte da elite açucareira. Joaquim Nabuco começou a estudar...

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Basicamente o azeite deixa de ser considerado virgem quando sofre qualquer tipo de intervenção química ou de procedimentos industriais. Na verdade é muito difícil que o azeite consiga se manter extra-virgem em todas as suas etapas de produção. Por isso mesmo eles...

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Esqueça o ditado, pois pode sim. E duas, três, muitas vezes. "Eles atingem os lugares mais elevados, como torres em locais planos e árvores no alto de morros", conta Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This