- Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Ele era filho de José Thomaz Nabuco de Araújo, senador do Império, e de Ana Benigna de Sá Barreto, cuja família fazia parte da elite açucareira.
- Joaquim Nabuco começou a estudar Direito em São Paulo, na atual Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. Apesar disso, concluiu seus estudos em sua cidade natal, Recife.
- Em 1878, depois da morte do pai, Joaquim Nabuco se elegeu deputado-geral do Império por Pernambuco. A atuação parlamentar lhe conferiu outro apelido: “Leão do Norte”.
- Logo se engajou na luta contra a escravidão — bandeira que seu pai já havia levantado, em 1871, ao defender a aprovação da Lei do Ventre Livre. Em 1880, participou da fundação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.
- A admiração pelo pai fez com que Joaquim Nabuco escrevesse uma biografia dele, “Um Estadista do Império”, lançada em três volumes entre 1897 e 1899.
- Grande amigos, Machado de Assis e Joaquim Nabuco fundaram a Academia Brasileira de Letras em 1897. O primeiro e único cargo ocupado por Nabuco foi de secretário-geral.
- Em 1899, Joaquim Nabuco atuou na “Questão do Pirara”, defendendo os interesses brasileiros. A Inglaterra reclamava a posse de uma área de aproximadamente 33.200 quilômetros quadrados, enquanto o Brasil dizia ser dono dessa mesma área. O territória ficava entre a Guiana e o estado brasileiro de Roraima. Escolhido para tomar decidir quem estava correto, o rei Victor Emanuel III, da Itália, deu ganho à Inglaterra. O resultado só saiu em 1904 — cinco anos depois de Nabuco tomar parte.
- Apesar de não gostar de Washington, Nabuco foi nomeado embaixador brasileiro na cidade norte-americana, em 1905. Ele defende uma aproximação entre Brasil e Estados Unidos, e faz conferências em diversas universidades — como Yale e Columbia.
- Nabuco tinha a fama de ser um homem bonito. Por causa disso, um de seus apelidos era “Quincas, o belo”. Filha de Joaquim Nabuco, Carolina escreveu, em suas memórias, que alguns americanos passavam pela casa dele para ver “o homem mais bonito de Washington”.
- O secretário de Estado do presidente Theodore Roosevelt, Elihu Root, vendeu sua casa em Washington a Joaquim Nabuco. Ela ficava na praça Lafayette, número 14, a poucos metros da Casa Branca. Em 17 de janeiro de 1910, Joaquim Nabuco morreu em Washington, vítima de uma congestão cerebral.
A história do Hard Rock Cafe
0 comentários