Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como se dá número a um imóvel de rua?

26 de maio de 2020

Desde pelo menos os anos 1700, na Europa, as casas são numeradas para distinguir um imóvel do outro. Essa numeração não é aleatória. Tem como base a distância de um ponto de referência até aquele imóvel. Aqui, em São Paulo, o critério é a distância, medida em metros, entre a Praça da Sé, considerada o Marco Zero da cidade, e o imóvel. Funcionários da Prefeitura utilizam o medidor topográfico, que é basicamente uma trena com rodinhas – hoje, na época digital, essa medição é muito mais simples, rápida e certeira. Para o lado esquerdo vão sendo atribuídos os números ímpares e do lado direito, os números pares.

Onde pode haver algum problema são nas vias que cresceram. Um exemplo é a Avenida Faria Lima, que no fim dos anos 1990 sofreu uma nova ampliação. Só que, em vez de estender para frente, em que passaria do número 2.000 para 2.006, ela cresceu “para trás”. Isso obrigou uma renumeração, com placas que indicam o número antigo e o novo.

Resposta do Dr. Jaques Bushatsky, especialista em Direito Imobiliário.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como funciona a numeração dos CEPs?

Como funciona a numeração dos CEPs?

O CEP é o código de endereçamento postal, então ele serve para ajudar a localizar as ruas, casas, bairros, cidades e pessoas. Como sabemos, o nome de uma rua se repete em várias cidades, às vezes, inclusive, na mesma cidade tem duas ruas com o mesmo nome. Então, se...

Números curiosos

Números curiosos

  A delegação brasileira desembarcou em Atenas com 245 atletas (123 homens e 122 mulheres), que se classificaram para representar o país em 26 dos 34 esportes olímpicos. Os esportistas tupiniquins só não conseguiram vagas no arco-e-flecha, badminton, beisebol,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This