Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Números curiosos

24 de abril de 2019

 

  • A delegação brasileira desembarcou em Atenas com 245 atletas (123 homens e 122 mulheres), que se classificaram para representar o país em 26 dos 34 esportes olímpicos. Os esportistas tupiniquins só não conseguiram vagas no arco-e-flecha, badminton, beisebol, ginástica de trampolim, hóquei, levantamento de pesos, pólo aquático e softbol.
  • A média de idade dos atletas brasileiros nas Olimpíadas da Grécia é de 26 anos e 7 meses. As datas de aniversário mais comuns são 26 de maio e 23 de agosto.
  • O posto de integrante mais alto da delegação brasileira foi conquistado pelo jogador de vôlei Rodrigão. Ele possui 2,05 metros de altura. Já a ginasta Daiane dos Santos ficou com o 1º lugar na disputa de atleta mais baixa com seu 1,44 metro. Sua companheira da ginástica artística, Laís Souza, abocanhou a posição de mais leve: ela pesa 41 kg. No extremo oposto está o judoca Daniel Hernandes, que ficou entre os mais pesados com 147 kg.
  • A jogadora de basquete Érika era a mais tatuada dos atletas, com um total de 12 desenhos (uma bandeira do Brasil com aros olímpicos, os personagens Pernalonga, Dee Dee e Meninas Superpoderosas, um golfinho, uma lua, a palavra ?amor?, uma rosa com tribais, o próprio nome, o Sol e três estrelas).
  • As 3.000 medalhas forjadas para Atenas consumiram 13 quilos de ouro, uma tonelada de prata e uma de bronze. Elas trazem estampada a imagem da deusa grega da vitória Nike.
  • O Comitê Olímpico Internacional contratou 14 psicólogos para prestar assistência aos 531 atletas presentes nos Jogos.
  • A Associação de Maratonistas de Chicago e Nova York ofereceu uma prêmio de 500 mil dólares para cada corredor norte-americano que conseguir medalha de ouro na prova.
  • A tocha olímpica passou pela mão de 600 pessoas durante sua peregrinação pelo mundo.
  • Na Olimpíada de Sydney foram realizados 3 mil testes antidoping.
    Em Atenas, a Wada (Agência Internacional para o Controle Antidoping) investiu 18,5 milhões de dólares na realização 3.750 exames.
  • A Olimpíada de Atenas tem 6 patrocinadores oficiais. Juntos eles geraram uma receita de cerca de 1,3 bilhão de dólares.
  • Os ingressos para a cerimônia de abertura dos Jogos custaram entre 10 e 300 euros e os de encerramento, 50 a 950 euros.
  • O Complexo Olímpico de Atenas custou 175 milhões dólares.
    Foi idealizado pelo espanhol Santiago Calatrava. No Estádio Olímpico, duas ?folhas? tubulares, de 304m de comprimento, erguidas a 60m de altura, sustentam a cobertura de vidro.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como se dá número a um imóvel de rua?

Como se dá número a um imóvel de rua?

Desde pelo menos os anos 1700, na Europa, as casas são numeradas para distinguir um imóvel do outro. Essa numeração não é aleatória. Tem como base a distância de um ponto de referência até aquele imóvel. Aqui, em São Paulo, o critério é a distância, medida em metros,...

Como funciona a numeração dos CEPs?

Como funciona a numeração dos CEPs?

O CEP é o código de endereçamento postal, então ele serve para ajudar a localizar as ruas, casas, bairros, cidades e pessoas. Como sabemos, o nome de uma rua se repete em várias cidades, às vezes, inclusive, na mesma cidade tem duas ruas com o mesmo nome. Então, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This