Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

No Brasil

24 de abril de 2019

 

Em São Paulo, o esporte se desenvolveu desde a criação, em 1910, da represa de Guarapiranga. Dois nomes marcaram a história do iatismo paulista: Joerg Brüder, atleta internacional, e Paul Buckup, um dos maiores incentivadores da classe Lightning.

No Rio de Janeiro, o iatismo está intimamente ligado à criação do Iate Clube e da Confederação Brasileira de Vela. As famílias Pimentel Duarte, do Rio, e Schimidt, de Niterói, tiveram também muita importância para o fortalecimento do esporte. Outro pólo bastante ativo foi o Rio Grande do Sul, graças ao atleta Paul Elvstroem, e às famílias Geyer e Paradeda.

Com a vitória do velejador Robert Scheidt nas Olimpíadas de Atenas (2004), a vela se tornou o esporte que mais conquistou medalhas nos Jogos para o Brasil. Foram 14 no total: bronze na classe Flying Dutchman no México (1968), bronze na classe Flying Dutchman em Montreal (1976), ouro na classe 470 e na classe Tornado em Moscou (1980), prata na classe Soling em Los Angeles (1984), bronze na classe Star e na classe Tornado em Seul (1988), ouro na classe Star e na classe Laser e bronze na classe Tornado em Atlanta (1996), prata na classe Laser e bronze na classe Star em Sydney (2000) e ouro na classe Laser e na classe Star em Atenas (2004). Aliás, com esta vitória na Star, Torben Grael se tornou Torben Grael se torna o maior vencedor da vela em Olimpíadas e também o maior medalhista brasileiro da história.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quantas línguas existem no Brasil?

Quantas línguas existem no Brasil?

Incluindo o português, o idioma oficial do país, existem 192 línguas vivas em território brasileiro. O levantamento foi feito pelo Summer Institute of Linguistics, uma ONG com sede nos Estados Unidos. Do Descobrimento, em 1500, até os dias de hoje, 75% das línguas...

Qual é a relação do pau-brasil com a cor vermelha?

Qual é a relação do pau-brasil com a cor vermelha?

Em 1500, o pau-brasil era abundante na mata atlântica, do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro. Os índios a chamavam de ibirapitanga (“árvore vermelha” em tupi). De seu tronco eles extraíam tinta vermelha para pintar o corpo. O nome dado pelos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This