Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Todd Parr: o autor de livros infantis que se orgulha em ser diferente

5 de maio de 2014

O escritor e ilustrador norte-americano Todd Parr está no Brasil, comemorando os 10 anos de publicação de seus livros no país. Há motivo de sobra para festa: nesta década, ele atingiu a incrível marca de 220 mil exemplares vendidos no país. Na quarta-feira 7 de maio, Todd Parr conversa com os paulistanos em duas apresentações: pela manhã, na Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude) e à noite, na Livraria da Vila do bairro dos Jardins, na Alameda Lorena. Os dois eventos são gratuitos; para participar da palestra na Biblioteca, é preciso confirmar presença (ver serviço).
Os que forem conferir as palestras do autor podem esperar um clima descontraído, que condiz com a principal mensagem presente na obra de Todd Parr: não há problema em ser diferente. O mote é inspirado em experiências pessoais vividas pelo autor ao longo de sua infância. Todd Parr sofreu bullying na escola, depois de ter sido transferido para uma classe especial, por não acompanhar o ritmo de aprendizado de seus colegas. Ironicamente, o garoto que não conseguia aprender a ler se transformou em um dos mais conceituados autores da literatura infantil.

Hoje, Todd Parr mora em Berkeley, na Califórnia, com seus dois cachorros da raça pit bull. Aos 51 anos, ele já tem na bagagem 34 livros infantis e milhões de cópias vendidas. Dezoito foram publicados no Brasil, todos pela editora Panda Books. Em 2005, produziu uma série de desenho animado – Toddworld – exibida pelo canal Discovery Kids até 2008. Em toda a sua obra, o autor trata de temas universais do cotidiano das crianças, com o diferencial de conseguir quebrar tabus, ao abordá-los de forma simples, divertida e colorida. Em O Livro da Família, promove a inclusão de casais homossexuais (“Algumas famílias têm duas mães ou dois pais”) ao elencar uma série de características próprias das famílias. A constante presença da figura de uma criança com uma cueca na cabeça é um recurso que contribui para deixar as complexas tramas mais leves.


As obras de Todd Parr são também conhecidas pela concisão. Em Cuecas e Calcinhas: O Certo e o Errado, a narrativa é desenvolvida com apenas 158 palavras, enquanto os livros infantis convencionais têm, em média, 600 palavras. Mas a marca registrada de Todd Parr são suas ilustrações. Os desenhos, que parecem ser feitos à mão, são criados com o uso de um tablet gráfico conectado a um computador. Influenciado pelo artista Keith Haring, Todd Parr abusa de cores vivas, bom humor e linhas em preto para compor suas ilustrações.

Ilustração de Keith Haring

Ilustração de Todd Parr

Todd Parr começou a pintar em 1994, aos 32 anos. Mas seu talento para as artes já transparecia muito antes disso. Aos 7, ganhou um concurso da seção de quadrinhos de um jornal local. Conseguiu seu primeiro emprego aos 11, arrecadando um dólar por hora como garçom na lanchonete Taco Time. Depois de trabalhar em uma loja de discos, Todd Parr decidiu inovar e se candidatou a uma vaga para comissário de voo na United Airlines. Foi contratado e lá ficou durante 15 anos. Em seu tempo livre, desenhava e pintava. O que era um hobby virou um trabalho paralelo: Todd Parr começou a vender roupas com suas estampas para seus colegas de trabalho. Quando se deu conta, estava criando coleções especiais para lojas como Macy’s e expondo quadros em restaurantes de capitais gastronômicas como São Francisco (Califórnia). Foi depois do lançamento de uma série de produtos para crianças que um editor em Nova York procurou Todd Parr para abrir seus olhos quanto àquilo que consagraria a carreira do artista: “Você já pensou em escrever livros para crianças?”.
Para 2015, Todd Parr prepara o lançamento de um livro que pretende ajudar crianças a lidar com a morte e a perda de pessoas próximas. O segredo para tocar em assuntos tão delicados está implícito na forma como o autor se despede de seus pequenos leitores em todos os seus livros: “Com amor, Todd”.
Serviço
Palestra com Todd Parr na Biblioteca de São Paulo
7 de maio (quarta-feira) das 9h às 11h30
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Santana (Parque da Juventude)
Tradução simultânea, entrega de certificado e welcome coffee
Confirmar presença: 3088-8444 (R. 203) ou imprensa@pandabooks.com.br
Bate-papo com Todd Parr na Livraria da Vila
7 de maio (quarta-feira) às 18h30
Alameda Lorena, 1731, Jardins

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os filmes dos Muppets

Os filmes dos Muppets

1. O primeiro longa-metragem, Muppets - O filme, foi lançado em 1979 e garantiu a ida dos fantoches ao estrelato. 2. Na história, as brincadeiras eram metalinguísticas: Kermit era levado a Hollywood para fazer gravações e acabava se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This