O SENHOR DOS ANÉIS

  1. A Terra Média é um mundo fantástico criado pelo escritor J.R.R.Tolkien (1892-1973). Suas histórias, repletas de seres mágicos e particularidades lingüísticas, geográficas e políticas, estão entre as mais famosas na literatura fantástica.
  2. Esse lugar imaginário aparece pela primeira vez em O Hobbit (1937). Nesse livro, Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida sossegada. Sua rotina muda quando o mago Gandalf e vários anões batem em sua porta e carregam-no para uma viagem, a fim de roubar o tesouro guardado pelo dragão Smaug, o Magnífico.
  3. A história precede a trilogia O Senhor dos Anéis, que também é motivo de adoração: sites, jogos e uma milionária produção cinematográfica encantam milhões de pessoas ao redor do mundo.
  4. Em A Sociedade do Anel, Frodo Bolseiro, outro hobbit,  é convocado para uma importante tarefa: deve atravessar a Terra Média, em uma perigosa expedição até a Montanha da Perdição. Lá ele deve destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o maléfico de Sauron, O Senhor do Escuro, de dominar a Terra Média.
  5. No segundo volume, As Duas Torres, Frodo continua a viagem, ao lado de Sam, descendo sozinhos o Grande Rio Anduin. Sem que eles saibam, uma figura misteriosa segue seus passos.
  6. No terceiro e último volume da trilogia, O Retorno do Rei, os exércitos do Senhor do Escuro chegam cada vez mais perto da Terra Média. Homens, anões e elfos aliam-se na luta contra a Escuridão, enquanto a dupla penetra na terra de Mordor, para dar fim ao Anel.
  7. Frodo Bolseiro é primo de segundo grau de Bilbo, protagonista de O Hobbit. Apesar disso, Frodo o chama de “tio”.
  8. A trilogia levou 17 anos para ser finalizada. Tem 600.000 palavras e foi escrita de meados de 1937 e 1938 a meados de 1954 e 1955.
  9. Desde o lançamento, apenas na Inglaterra, os livros receberam críticas favoráveis, mas as vendas não decolaram até 1965, quando chegaram aos Estados Unidos em uma versão de bolso. Em 10 meses, foram vendidas 250.000 cópias.
  10. No final dos anos 60, O Senhor dos Anéis tornou-se sensação nas universidades americanas. Por todos os lugares viam-se broches e grafites com a inscrição “Frodo vive!”. Mais de 100 milhões de pessoas já leram a obra em toda a Terra.

Livro com superquiz com 1200 questões intrigantes sobre a trilogia “O Senhor dos Anéis”