Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Fontes de referência

24 de abril de 2019

 

J.R.R. Tolkien utilizou na construção de sua trilogia uma série de citações a épicos e sagas das mitologias nórdica, germânica e anglo-saxã. Confira a seguir algumas das referências e de onde elas foram extraídas:

Anel mágico de ouro
Aparece na história de Siegfried, o Matador de Dragões, que é contada em um dos 35 livros do épico nórdico Edda Poético.

Frodo
A saga anglo-saxônica Beowulf, escrita no século 7, tem entre seus personagens um ser chamado Froda. No texto do dinamarquês Saxo Grammaticus, Gesta Danorum, também há um rei chamado Frode. O monarca usa, inclusive, uma malha mágica impenetrável.

Gandalf
Também em Gesta Danorum, um profeta de muita idade acompanha Frode em suas aventuras. A figura tem descrição semelhante ao mago Gandalf.

Nomes de personagens
Os nomes Gandalf, Durin, Dwalin, Dain, Bifur, Bofur, Bombur, Nori, Thrain, Thorin, Thror, Fíli, Kíli, Fundin, Glóin, Dori e Ori foram copiados de estrofes do livro Voluspo, o primeiro do Edda Poético.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This