Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre J.R.R. Tolkien

24 de abril de 2019

1. John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 1892, na África do Sul, onde seu pai trabalhava. Seus pais morreram quando ele ainda era garoto. Aos 16 anos, ele conheceu Edith Bratt, três anos mais velha. O namoro dos dois foi proibido porque ela não era católica. Tolkien viajou para a Inglaterra, onde estudou línguas antigas, entre elas anglo-saxão e islandês, na Universidade de Oxford. Tolkien e Edith se casaram em 1915, quando ela se converteu ao cristianismo. O casal teve quatro filhos.

2. O primeiro livro do autor foi O Hobbit, que Tolkien escreveu a partir de uma história que adorava contar para os filhos. A obra foi publicada em 1937 e agradou ao público. Ela narra a aventura de Bilbo Baggins, que é levado pelo mago Gandalf e pelo anão Thorin Escudo de Carvalho a combater um dragão. O livro conta a origem do misterioso anel que deixa invisível quem o usa.

3. Por causa do grande sucesso do primeiro livro, o editor de Tolkien encomendou uma seqüência da história. Assim nasceu O Senhor dos Anéis, dividido em três partes: A sociedade do anel, As duas torres e O retorno do rei.

4. J.R.R.Tolkien levou 12 anos para escrever a saga, que tem mais de mil páginas.

5. O autor, que não sabia usar direito a máquina de escrever, datilografou tudo apenas com os dedos indicadores.

6. O livro, publicado pela primeira vez em 1954, vendeu mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo. Na Grã-Bretanha, só perde para a Bíblia em número de livros vendidos. A obra foi traduzida para mais de 40 idiomas.

7. Um outro livro de Tolkien, O Silmarillion, foi escrito antes de O Senhor dos Anéis. Nele, o autor explica a criação do mundo e a história da Terra-Média, além de narrar as guerras entre os elfos e Morgoth, o primeiro senhor do Escuro.

8. A casa onde o autor escreveu O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis foi tombada pelo Patrimônio Histórico. A mansão está localizada nos arredores de Oxford (Inglaterra) e data de 1924. Possui oito quartos e vários corredores que, segundo dizem, inspiraram algumas cenas das aventuras de Bilbo e Frodo Baggins.

9. Além de escritor, J.R.R. Tolkien foi também professor universitário. De 1925 a 1959, ele lecionou na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Em um ano, dava até 136 aulas, apesar de seu contrato só prever 36.

10. O autor era filologista – inventava línguas por hobby, para exercitar a mente. Ele também estudava línguas extintas. Seu poema “Árvore de Flores”, escrito em galês medieval, é o primeiro trabalho original composto em uma língua medieval em mais de um milênio.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This