Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tupi em São Paulo

24 de abril de 2019

Anhangabaú
Anhangá significa “diabo” ou “malefício”. Baú vem de bay, ou rio, o nome designa o rio das diabruras ou dos malefícios.

Ibirapuera
Ibira é árvore e puera significa velha, antiga. Portanto, Ibirapuera é o lugar de árvores antigas ou velhas.

Jabaquara
Jaba é uma forma abreviada de jababa, que significa fugitivo, fujão, e quara é toca, esconderijo. A região foi denominada toca dos fujões porque ali se escondiam escravos negros que escapavam da Baixada Santista subindo a serra até o planalto, onde chegaram a formar um quilombo.

Moóca
Para os índios, mo são os amigos, os parentes, os familiares, os aliados; e oca, a casa. O nome de um dos principais bairros da comunidade italiana em São Paulo pode ser traduzido por casa dos amigos, da família.

Pacaembu
Paca é o nome do animal e embu nesse caso, vem ynembu, ou filete de água, rio pequeno, córrego. Pacaembu era, então, o córrego das pacas.

Tietê
Rio verdadeiro é o significado da palavra, composta de ty (rio) e eté (verdade).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

O surgimento e a história do sistema de pontuação têm acompanhado o desenvolvimento da escrita. No começo, os textos eram redigidos em letra maiúscula  e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela Biblioteca de...

Quando começamos a colocar o pingo no i?

Quando começamos a colocar o pingo no i?

A adição do ponto sobre a letra i data do século XVI. Quando os caracteres góticos foram adaptados, os dois is (ii) eram frequentemente confundidos com a letra u. Para evitar esse problema, criou-se o costume de acrescentar a ele o acento gráfico til, o apóstrofo e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This