Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 curiosidades sobre o Internacional

24 de abril de 2019

1. A mascote foi criada por cartunistas dos jornais “Folha Desportiva” e “A Hora”. No começo, era apenas um garotinho negro, criado na década de 1950. Depois se transformou no Saci.

2. Há duas versões para a escolha do vermelho como cor do time. A primeira diz que Arquimedes Fortim, um dos fundadores, acreditava que ela representava o “sangue que corre por igual em todos”. Outra afirma que o vermelho também era a cor da escola de samba “Os Venezianos”, da qual faziam parte dos criadores do clube.

3. Foi o Internacional quem desafiou o Grêmio e promoveu o primeiro Gre-Nal, em 1909. O time acabou perdendo o jogo por 10 a 0.

4. Essa é a maior goleada da história do clássico, mas só por uma arbitrariedade de Álvaro Silveira. Em 1938, o árbitro anulou cinco gols do Internacional na vitória por 6 a 0 sobre o Grêmio alegando que “era gol demais para um Gre-Nal”. Com esses cinco gols o jogo teria sido 11 a 0 para o Internacional.

5. Por outro lado, o Inter venceu aquele que é considerado um dos maiores clássicos da história. Em 1988, na semifinal do Campeonato Brasileiro, o Inter perdia para o Grêmio por 1 a 0 com um jogador a menos, mas conseguiu virar o jogo no segundo tempo para partir para a decisão.

6. Além disso, o Colorado levou a melhor nos cinco confrontos eliminatórios que fez contra o Grêmio em nível nacional ou internacional: Campeonato Brasileiro de 1988, Copa do Brasil de 1992, Seletiva da Libertadores de 2000 e Copa Sul-Americana de 2004 e 2008.

7. Um dos grandes artilheiros do Inter, Carlitos, ganhou o apelido “sujeira” porque vivia aprontando em campo. Certa vez, prendeu o calção do goleiro gremista Júlio antes da cobrança de um escanteio. Quando ele saiu para defender a bola, o short se rasgou.

8. O time que defendeu a camisa do Colorado na década de 1940 ficou conhecida como “rolo compressor”. Ele tinha craques como o ponta-direita Tesourinha. Na época, venceu seis campeonatos gaúchos consecutivos.

9. O Internacional foi o primeiro time do sul do Brasil a ser campeão brasileiro: foi em 1975.

10. O Colorado também foi o primeiro brasileiro a ganhar a Copa Sul-Americana: foi em 2008.

11. O Internacional ostenta ainda a marca de último campeão brasileiro invicto da história: foram 16 vitórias e 7 empates na jornada vitoriosa de 1979.

12. O Internacional foi a base da seleção brasileira medalha de ouro no futebol dos Jogos Pan-Americanos de 1952. Oito titulares mais o treinador vieram do Colorado.

13. Em 1984, o Brasil disputou o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Los Angeles com o time titular do Internacional e faturou a medalha de prata.

14. Desde o título invicto de 1979 o Internacional nunca mais foi campeão brasileiro. Bater na trave o Colorado já bateu várias vezes: foi vice em 1988, 2005, 2006 e 2009.

15. O maior título da história do Internacional, o Mundial de Clubes de 2006, foi conquistado graças a um herói improvável: o reserva Adriano Gabirú saiu do banco para marcar o gol do título na final contra o Barcelona.

16. O Inter é dono das duas maiores goleadas da história das finais do Campeonato Gaúcho: 9 x 0 sobre o Bagé, em 1944, e 8 x 1 sobre o Juventude, em 2008.

17. Imitar um Saci – era essa a comemoração usada pelo jogador colombiano Rentería durante seu tempo no Internacional. Além de pular com um pé só, o atacante tinha o costume de colocar um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca.

18. O Internacional é o único time brasileiro a ter dois estádios diferentes como palco de jogos da Copa do Mundo: o Estádio dos Eucaliptos, em 1950; e o Beira-Rio, em 2014.

19. O Internacional se denomina “campeão de tudo” porque possui títulos do Campeonato Gaúcho, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro, da Libertadores, do Mundial de Clubes, da Copa Sul-Americana, da Recopa Sul-Americana e da Copa Suruga Bank.

20. No Mundial de Clubes de 2010, no entanto, o Colorado fez história de maneira negativa: pela primeira vez um representante sul-americano foi eliminado antes da final. O Inter perdeu para o Mazembe, do Congo, por 2 x 0 na semifinal. 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Estrangeiros falando mal do Brasil

Estrangeiros falando mal do Brasil

  Sylvester Stallone Em julho de 2010, o ator esteve no Rio de Janeiro para graver o filme "Os mercenários". No dia 23, ele afirmou que gravar no Brasil deu liberdade para o uso de mais violência, com mais armas e destruições. “Você pode explodir o país inteiro e...

Sport Club Internacional

Sport Club Internacional

  Fundação: 4 de abril de 1909 Mascote: Saci-pererê Endereço: Avenida Padre Cacique, 891 - Menino Deus CEP 90810-240 - Porto Alegre - RS Hino Autor: Nélson Silva Glória do desporto nacional Oh! Internacional, Que eu vivo a exaltar Levas a plagas distantes Feitos...

O nome verdadeiro das celebridades internacionais

O nome verdadeiro das celebridades internacionais

  Alan Alda - Alphonso D’Abruzzo Alice Cooper - Vincent Furnier Andy Warhol - Andrew Warhola Axl Rose - William Bailey Ben Kingsley - Krishna Banji Billy Idol - William Michael Broad Bob Dylan - Robert Zimmerman Bobby Darin - Walden Waldo Cassotto Bono Vox - Paul...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This