Qual é a língua falada pelos índios? Ao contrário do que se imagina, o tupi não é falado por todos eles, não. A língua tupi era uma das 1.200 línguas indígenas conhecidas no ano de 1500. Até meados do século XVIII, foi o idioma mais falado no território brasileiro, também conhecido como “língua geral” ou “nheengatu”.
O tupi legou cerca de 20 mil palavras ao nosso vocabulário, como amendoim, caipira, moqueca, taturana e pipoca. Quando Cabral chegou ao Brasil, a língua era falada numa faixa de 4 mil quilômetros, do norte do Ceará ao sul de São Paulo. O que predominava era o dialeto tupinambá, um dos cinco grandes grupos tupis . Os outros eram: tupiniquim, caeté, potiguar e tamoio.
Os bandeirantes se comunicavam em tupi. É por isso que tantos estados, municípios e rios têm nomes de origem indígena. Veja alguns exemplos: Paraná é “mar”; Pará é “rio”; Piauí é “rio de piaus” (um tipo de peixe); Sergipe é “no rio do siri”; Paraíba é “rio ruim”; Tocantins é “bico de tucano”; Curitiba é “muito pinhão”; Pernambuco é “mar com fendas.
Hoje restam 177 línguas. O antigo tupi foi uma das que desapareceram completamente. Em 1758, o marquês de Pombal, interessado em acabar com o poder da Companhia de Jesus no Brasil e em aumentar o domínio da metrópole sobre a colônia, proibiu o ensino e o uso do tupi. Em 1955, o presidente Café Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de tupi no currículo.
Em 1955, o presidente Café Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de tupi no currículo.