Selina Kyle, a mulher-gato, apareceu em 1940, já no papel de ladra de jóias e nas histórias do Batman. No começo era uma personagem sem muito apelo sexual. Mas, com o tempo, isso mudou. Quem não se lembra da série televisiva dos anos 60, em que ela aparecia em trajes bem colantes?
Nos quadrinhos, um ponto bem explorado é o dos sentimentos reprimidos entre ela e o Homem-Morcego, apesar de cada um estar de um lado da lei.
Há várias explicações para a origem de seu disfarce felino. No gibi, ela era uma prostituta que resolveu não depender de mais ninguém. Assumiu a identidade de Mulher-Gato e saiu aprontando.
A Selina das telonas trabalhava como secretária. Um dia, descobre segredos que podem prejudicar seu chefe, metido em falcatruas. Para não correr riscos, o patrão joga-a do alto do prédio. Misteriosamente, porém, ela é revivida por gatos. Sua personalidade muda e ela se torna mais agressiva e corajosa.
Na série de televisão que foi ao ar na década de 60, a Mulher Gato foi interpretada por 2 atrizes: Julie Newmar e Eartha Kitt.
Eartha Kitt nasceu no dia 17 de janeiro de 1927 e foi a primeira atriz negra a interpretar a personagem. Ela foi chamada pelo cineasta Orson Welles de “a mulher mais excitante do mundo”. Eartha morreu aos 81 anos, no dia 25 de dezembro de 2008.