No início do Campeonato Brasileiro de 2008, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio largaram na frente e estavam empatados – como se diz no turfe – cabeça a cabeça. O apresentador do “Fantástico”, Tadeu Schmidt, sugeriu uma arte que ilustrasse isso. Naquele e em mais dois domingos, os cavalinhos apareceram em colagens fotográficas como numa corrida e o sucesso veio a galope. Quando a Rede Globo tirou os cavalinhos do “Fantástico”, a torcida gremista reagiu com a força de um coice: “Mas bem agora que assumimos a liderança?”. E eles voltaram.
Já no ano seguinte, os cavalinhos viraram animações. Em 2010, a Globo substituiu os cavalinhos por carrinhos e o público chiou: “Podem ir tirando os carrinhos da chuva – e devolvam os cavalinhos”. Os personagens galopantes voltaram no Brasileirão de 2011 e não saíram mais. A consagração veio de verdade no campeonato de 2014 quando eles se transformaram em divertidos fantoches.
