1. Desde o início das Copas, em 1930, apenas dois modelos de taças foram oferecidos aos campeões. Dentre os cinco títulos brasileiros, três foram com a Jules Rimet e dois com a Taça do Mundo Fifa.
2. A Taça Jules Rimet foi confeccionada pelo artesão francês Abel Lafleur em 1929, para ser oferecida aos vencedores da primeira Copa do Mundo, que aconteceria no ano seguinte.
3. O Brasil conquistou a posse definitiva da Jules Rimet em 1970, ao se tornar a primeira seleção a vencer três vezes a Copa do Mundo.
4. Para a Copa de 74, foi confeccionada a Taça do Mundo Fifa, disputada até hoje. O projeto é do italiano Silvio Gazzaniga.
5. Diferentemente da Taça Jules Rimet, feita de prata e coberta com outro platinado, a Taça do Mundo Fifa é composta por ouro puro. A base contém duas camadas de malaquita, um mineral semi-precioso.
6. O troféu da Copa do Mundo cresceu 11 centímetros e engordou 2,2 kg. A Taça Jules Rimet tinha 26 cm de altura, enquanto a Taça do Mundo Fifa, com 36 cm, é 38% mais alta. A nova taça pesa 6 kg, 57% a mais do que a antiga, de 3,8 kg.
7. Na Taça Jules Rimet, uma mulher com asas representa a vitória, sobre uma copa de base octogonal. Na Taça do Mundo Fifa, dois atletas representam o momento da vitória, recebendo e levantando o mundo.
8. Em 1983, a taça desapareceu da sede da CBF no Rio de Janeiro. Após investigação, a polícia chegou à conclusão de que o crime fora elaborado por Sérgio Peralta em um bar de Santo Cristo, zona suburbana do Rio. Ele conseguiu fazer com que José Luiz da Silva (Luiz Bigode) e pelo ex-policial Francisco Rocha Rivera (Chico Barbudo) o executassem o plano, o que ocorreu em 19 de dezembro. O troféu foi repassado a Juan Carlos Hernandes, que tinha uma loja de venda de ouro. O comerciante tinha uma máquina que derretia o metal. Como ela só comportava 250 gramas por vez, os ladrões tiveram que cortar a taça em pedaços. O grupo foi descoberto e preso em 1988.
9. Essa não foi a primeira vez que a Taça Jules Rimet foi roubada. Em 1966, o troféu desapareceu em Londres, Inglaterra. Mas um cachorro acabou encontrando-o.
10. A Taça do Mundo Fifa tem espaço para gravar os nomes dos campeões do mundo até 2038. A original pertence à Fifa, e custou 20 mil dólares à entidade máxima do futebol. Cada seleção campeã do mundo recebe uma réplica muito menos valiosa.