A notícia caiu como uma bomba: na Copa do Mundo de 2026, a camisa número 2 da Seleção Brasileira poderá ser vermelha. Será verdade? Bem, o importante é contar que a Seleção Brasileira já disputou três jogos com camisas vermelhas. Todas elas em campeonatos sul-americanos, atualmente chamados de Copa América.

Em 1917, o Brasil chegou ao Uruguai só com camisas brancas. Sim, até a Copa de 1950, a camisa oficial do Brasil era branca. Acontece que argentinos e chilenos também usavam camisas brancas. A delegação brasileira teve que comprar camisas novas na única loja de material esportivo de Montevidéu. Só havia uniforme da cor vermelha, fazer o quê?. Assim, o Brasil perdeu da Argentina por 4 x 2 e venceu o Chile por 5 x 0. O Brasil terminou o quadrangular em terceiro lugar.

No final de 1936, no sul-americano da Argentina, a mesma história. Brasil e Peru só tinham camisas brancas. A Seleção Brasileira precisou improvisar e jogou com camisas vermelhas emprestadas pelo time argentino do Independiente. Vitória por 3 x 2. Uma semana depois, contra o Chile, o Brasil vestiu camisas do Boca Juniors, também da Argentina, e venceu por 6 x 4. Mas aí as camisas eram azuis e amarelas.