FLUMINENSE

1. A primeira ideia era batizar o Flu como Rio Football club, mas o nome escolhido acabou sendo mesmo Fluminense. ”Flumen” significa “rio” em latim.

2. O primeiro jogo do novo time foi disputado em 19 de outubro de 1902, três meses após o nascimento do clube. Foi a primeira goleada da história do Fluminense. Placar: 8 a 0 para o tricolor.

3. No início, as cores do Fluminense eram branco e cinza. Entretanto, os dirigentes da época tinham dificuldade em encontrar camisas cinzas e resolveram substituir a cor pelo grená.

4. O Fluminense alugou o estádio das Laranjeiras em outubro de 1902, três meses após sua fundação. Naquela época, os tricolores colocavam um burro chamado Faísca para aparar a grama. Para evitar danos no campo, calçavam luvas nas patas do animal.

5. Atualmente o Estádio das Laranjeiras não recebe mais partidas de futebol, mas no início do esporte no Brasil ele era importantíssimo: foram lá os jogos do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1922, que terminou com o Brasil campeão.

6. Essa solução foi encontrada porque a máquina inglesa de aparar grama custava o equivalente à metade do orçamento de que o clube dispunha quando da sua fundação.

7. O Fluminense tem uma diferença marcante em relação aos três rivais do Rio de Janeiro: foi o único dos quatro grandes a nascer voltado para a prática do futebol. Por isso, não possui “Regatas” em seu nome oficial.

8. O legendário Marcos Carneiro de Mendonça, goleiro do Fluminense e primeiro goleiro da Seleção Brasileira, jogava com um laço de seda na cintura e as chuteiras cobertas de gaze.

9. Em 1905, o Fluminense enfrentou pela primeira vez o Botafogo e venceu por 6 x 0. Nascia assim o Clássico Vovô, o mais antigo do futebol brasileiro.

10. O Fluminense, já considerado um dos melhores times do Rio de Janeiro, levou 10 x 1 do Corinthian, da Inglaterra, em um amistoso disputado em 1910. O brilhante futebol jogado pelos ingleses inspirou a criação do Corinthians.

11. Os jogadores do Fluminense receberam o apelido de pó-de-arroz em 1914. Havia um meia chamado Carlos Alberto, perseguido pela torcida do Flamengo por ser mulato. Carlos Alberto, humilhado, encheu o corpo de pó-de-arroz antes de uma partida contra o Flamengo, mas o suor o traiu. O pó foi saindo e a torcida não o perdoou.

12. Na decisão do Campeonato Carioca de 1936, nas Laranjeiras, o aviador Geet Stolberg, flamenguista fanático, sobrevoou o estádio e soltou uma galinha morta pintada com as cores do Fluminense. Não adiantou: o Fluminense venceu o Flamengo.

13. O Fluminense tem uma santa padroeira: Nossa Senhora da Glória.

14. Em 1980, Fluminense e Vasco jogavam no Maracanã na final do Campeonato Carioca. O jogo foi para os pênaltis e a torcida do Flu resolveu pedir uma forcinha para o Papa João Paulo II, que havia visitado o Rio de Janeiro meses antes, cantando a música “A bênção, João de Deus, o teu povo te abraça”. O Flu foi campeão e a música entrou para o repertório da torcida tricolor.

15. O Fluminense tem uma enorme legião de torcedores famosos, sobretudo no campo da música e da literatura: Chico Buarque, Jô Soares, Pedro Bial, Mário Lago, Zuenir Ventura, Cartola, Nelson Rodrigues, Nelson Motta e Tony Platão são alguns deles.

16. Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues, foi o criador do termo “Fla-Flu” na década de 1950. O primeiro Fla-Flu, disputado em 1912, teve vitória do Fluminense por 3 x 2. Detalhe: nove jogadores do Flamengo eram na verdade ex-jogadores do Flu que, insatisfeitos, formaram um novo clube.

17. O Fluminense estragou o centenário do Flamengo em 1995: na final do Campeonato Carioca, o Flu foi campeão em cima do rival com um gol de barriga de Renato Gaúcho no final da partida.

18. O Fluminense também venceu o Fla-Flu do centenário do clássico, em 2012: 1 x 0, gol de Fred.

19. Em 2009 o Fluminense conseguiu uma das mais incríveis arrancadas da história do Campeonato Brasileiro. Faltando nove rodadas para o fim do torneio, o Flu era o lanterna, 8 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Contrariando todos os prognósticos, o Flu cresceu na reta final e conseguiu permanecer na primeira divisão.

20. De quebra, no ano seguinte o Fluminense foi campeão brasileiro depois de 26 anos sem títulos. Foi o único time até hoje a conquistar um título de expressão nacional no Estádio Nilton Santos.