Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Refrigerante grátis para todos os americanos

16 de setembro de 2011

No final de semana passado, a Pepsi passou por uma grande saia justa. A promoção “Pode ser Pepsi em dobro” prometia duas garrafas de refrigerante pelo preço de uma em cerca de 20 cidades brasileiras. De acordo com a Ambev, a demanda foi tão grande que superou o abastecimento equivalente a um mês de vendas. Clientes chegavam nos supermercados e não encontravam mais nada. Para acalmar os consumidores revoltados, há relatos que alguns estabelecimentos acabaram oferecendo unidades da marca rival, a Coca-Cola.

O Grupo Pão de Açúcar e a Pepsi publicaram um anúncio reconhecendo o problema em jornais e na televisão. Ele dizia que as empresas lamentavam qualquer transtorno que tivesse sido causado por causa do rápido esgotamento do estoque. Para compensar a falha, a Pepsi declarou que vai dar de presente 12 latinhas do produto para cada os 5 mil consumidores que reclamaram no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ambev.

Promoções desse tipo são sempre perigosas. Em 2008, a Coca-Cola teve sucesso numa promoção um tanto ousada realizada nos Estados Unidos. A corrida Coke Zero 400, prova da categoria Nascar realizada em Daytona, era patrocinada pela empresa. A Coca fez uma aposta bem grande: se qualquer um dos 13 motoristas patrocinados pela Coca-Cola ganhasse, cada cidadão americano teria direito a tomar uma Coca-Cola Zero.

O vencedor foi Kyle Busch, que não era membro da “Família Coca-Cola”. Mesmo assim, a promoção foi mantida e, após a corrida, os interessados tiveram uma semana para visitar o site da marca e receber um cupom que podia ser trocado por uma Coca Zero de 20 oz. (cerca de 600 mL). A empresa não divulgou o número de pessoas que trocaram o cupom pelo refrigerante. De qualquer modo, fica aí a ideia, tá, Ambev?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This