Para valorizar a importância da Copa do Mundo, os dirigentes da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) gostam de lembrar que a entidade tem mais filiados que a própria ONU (Organização das Nações Unidas). São 208 na FIFA contra 192 da ONU.

Veja os países associados à FIFA que não são membros das Nações Unidas: Anguila, Antilhas Holandesas, Aruba, Bermudas, China Taipei (Taiwan), Geórgia, Guam, Hong Kong, Ilhas Cayman, Ilhas Cook, Ilhas Faroe, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Macau, Montserrat, Nova Caledônia, Palestina, Porto Rico, Samoa Americana, Taiti e Turks e Caícos.

Da mesma forma que há países da lista da FIFA que não aparecem na da ONU, o mesmo acontece no lado contrário. Os países membros da ONU que não são filiados à FIFA são: Ilhas Marshall, Kiribati, Micronésia, Mônaco, Nauru, Palau.

O fato é que a FIFA tem 16 países a mais. Segundo o site da entidade, ela “oferece ajuda financeira e apoio logístico às federações por meio de diversos programas, garantindo-lhes assim vários direitos e privilégios consideráveis”.