Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Burlando a pesquisa do Google

13 de maio de 2010

Faça o teste. Ao digitar a palavra “mentiroso” no Google, o que aparece primeiro? Se sua resposta foi a história de Pinóquio ou o filme estrelado por Jim Carrey, “O Mentiroso”, por mais que os palpites sejam bons, você errou. O link que aparece no topo da lista de resultados da pesquisa é a página da Wikipédia sobre Luiz Inácio Lula da Silva. O mais curioso é que, no texto sobre o presidente, o termo “mentiroso” não aparece nenhuma vez.

Clique para ampliar

Intriga da oposição? Pode ser. Mas o fato é que essa prática de burlar o sistema de busca mais usado no mundo não foi inventada especialmente para Lula. O ex-presidente americano George W. Bush já foi vítima da mesma prática, com o verbete “miserable failure” (falha miserável), em 2005. Em 2006, foi a vez do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, cuja biografia respondia pela pesquisa de “liar” (mentiroso, assim como o caso de Lula). Para o atual presidente americano  Barack Obama, foram atribuídos os termos “failure” e “cheerful achievement” (realização alegre), em 2009.
Essa manipulação do resultado de busca se chama Googlebombing, e funciona da seguinte maneira: para buscar as páginas que tenham a ver com o termo pesquisado, o Google utiliza o sistema Page Rank. Ele procura os sites que tenham links com a palavra. Quando mais menções à palavra pelo mesmo link, mais em cima ele fica.
Exemplo: se eu quiser que a minha página da Wikipédia apareça como primeiro resultado para a palavra “curioso”, vou precisar:
1. Procurar o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Duarte
2. Criar o link em código HTML: <a href=”http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Duarte”> curioso </a>
3. Espalhar! Seja aqui no blog, no site do Guia dos Curiosos, na minha assinatura em fóruns. Vale até pedir ajuda para os amigos. O segredo é repetir esse código pela rede para que o Page Rank detecte a relação entre o link e a palavra “curioso”.

Pode até ser simples, mas nada de usar a receita! O Google não tolera práticas de Googlebombing, e criou um mecanismo para detectá-las. Quanto ao resultado para a pesquisa de “mentiroso”, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

4 Comentários

4 Comentários

  1. bolato downs

    muito interesante ,mas pena que se usar esse tipo de burlar, vc perde page ranking.

    Responder
  2. bolato downs

    muito interesante ,mas pena que se usar esse tipo de burlar, vc perde page ranking.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This