Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Que falta faz um Belfort Duarte!

22 de setembro de 2009

No último sábado, o árbitro Charles Hebert Cavalcante Ferreira validou um gol totalmente irregular na partida entre Paraná e Ceará, pela série B do Campeonato Brasileiro. Ao receber um cruzamento, o atacante Wellington Silva, do Paraná,  esticou a mão e colocou a  bola dentro do gol, garantindo a vitória do Paraná sobre o Ceará por 1 x 0. A atitude do juiz provocou a fúria dos jogadores e houve até briga no final do primeiro tempo. O árbitro e a auxiliar que não viram o lance foram suspensos pela CBF.  Mas… e o Wellington Silva? Fico imaginando se, ao chegar em casa depois do jogo, ele recebeu os cumprimentos dos pais. “Mamãe está orgulhosa do gol  que você fez com a mão, filhinho. O importante é mesmo levar vantagem em tudo”.  Quando encerrar sua carreira, daqui a muitos anos, o jovem Wellington ainda será lembrado por esse gol.  Será que ele terá orgulho de contar essa história para seus filhos?

Desde o célebre  gol com “La Mano de Díos”, que o argentino Maradona “inventou” na Copa de 1986, parece que ganhar roubado virou uma coisa  exemplar. Não falo de lances polêmicos, de erros de interpretação de arbitragem.  Não. No lance de sábado, Wellington Silva deveria ter parado o lance e ter pedido desculpas.  Não dá para dizer que o Wellington enfiou a mão na bola sem querer, né?
iG Colunistas – Blog do Curioso, por Marcelo Duarte - » parana x ceara
Tal situação provocaria arrepios em um jogador conhecido pelo seu cavalheirismo. Nascido no dia 27 de novembro de 1883, o maranhense João Evangelista Belfort Duarte era um verdadeiro “gentleman” dentro e fora dos campos. Além de ter sido responsável pela tradução das regras do futebol do inglês para o português, Belfort Duarte acumulou as funções de capitão, técnico e dirigente do América Futebol Clube (RJ).
Apesar de toda a tranquilidade nos gramados, por ironia do destino, Belfort Duarte morreu de forma violenta, assassinado no seu aniversário de 35 anos, em 1918.
Em 1946, o Conselho Nacional de Desportos criou  o Prêmio Belfort Duarte. Naquela época, o prêmio era concedido aos atletas que ficassem 10 anos sem receber punições e tivessem um “atestado de bons antecedentes”. O prêmio concedia uma medalha de ouro para os atletas amadores, medalha de prata para os profissionais e credenciais de livre acesso a todos os estádios brasileiros para os jogadores agraciados com o títulos. Foi extinto em 1981.
O primeiro jogador profissional a receber a medalha foi o jogador do Coritiba, Antonio Mota Espezim, em junho de 1948. Jogadores como Jayme de Almeida, do Flamengo, e Telê Santana, do Fluminense, também foram premiados pelo comportamento exemplar em campo.
Jogadores bem-comportados voltaram a ser homenageados em 2008, quando o prêmio foi recriado e teve suas regras reformuladas. Agora, o prêmio é dado para o jogador do Campeonato Brasileiro que cometer menos infrações ao longo da competição.
O primeiro vencedor da nova edição do prêmio foi o meio-campista do Vitória  Ricardinho, que fez apenas 7 faltas em 25 partidas e não recebeu nenhum cartão ao longo do Campeonato Brasileiro.
Ricardinho ou Wellington Silva: qual deles terá mais orgulho de sua biografia no futebol?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

96 Comentários

96 Comentários

  1. Jose Antonio Adario

    É isto aí Marcelo Duarte… Infelizmente um dos maiores males do Brasil, se não for o maior, e a LEI de GERSON. Levar vantagem em tudo… Porisso é que somos sempre nivelados por baixo em tudo, sem excesão. No futebol talvez não, mas, e daí…. futebol só traz dinheiro para uma minoria e para o restante do zé povão, só despesas e válvula de escape dos problemas e das roubalheiras deste país. Chega de levar vantagem. Vamos agir como profissionais e competentes… Sei que estou gritando ao vento, mas pelo menos uma pessoa irá por em prática…

    Responder
  2. Francisco

    Realmente é uma vergonha o que fazem com os times do Nordeste e principalmente com o Ceará.
    Esse não foi o primeiro e nem será o último, afinal quem não se lembra daquela roubalheira contra o Grêmio na decisão da Copa do Brasil?
    Infelizmente ninguém faz nada.
    Na minha opinião o jogo teria que no mínimo ter sido cancelado e não só o juiz e bandeira punidos, mas também o jogador que fez o gol.
    Abraços!

    Responder
  3. claudio

    bom..
    no brasil vale a pena..
    se fosse na europa…o cara iria tomar uma vaia pelo resto da vida…….se duvidar até do propria torcida do time…
    mas é brasil né
    entao o “importante sao os 3 pontos e estamos focados pro proximo jogo”
    kkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  4. marcos

    concordo plenamente com o que voce escreu, mais assim como, Wellington Silva existem muitos como, o adriano contra o palmeiras e outros, na verdade acredito eu como tocedor o time prejudicado que no caso tudo faz parte de uma armação para beneficiar principalmente os times paulistas não é a 1ª vez que um time nordestino sai prejudicado na partida para beneficio de um paulista. nosso grande rival tambel já foi prejudicado em uma partida com gool de mão e o beneficiado a ponte preta outro paulista. quando o sabidão godoi apitava prejudicou o CEARA contra o gremio em penalty claro e ainda deu cartão para o sergio alves na ocasião por reclamação mesmo ele vendo sua camisa rasgada ai eu perguto e se foce o contrário, vamos mais recente são paulo contra o santo andré no primeiro minuto de jogo aquele penalti descarado que o arbitro não marcou então em pergunto se fosse ao contrário será que teria marcado. te respondo com toda certeza e ainda teria espulsado o jogador. arbitragem no brasil ja vem pra campo sabendo a quem deve beneficiar.
    obrigado e um bom dia.

    Responder
  5. elizabeth

    Voce trocou Silva por paulista ou estou enganada?Artigo muito bom inclusive deveria ser anexado a alguma ata de sessão dos poderes de Brasília, onde mãos assinam, regulamentam e dão posse a pessoas que tem características semelhantes ao jogadores de futebol-volei.

    Responder
  6. Flavio Poyares Baptista

    Prezado Marcelo Duarte, penso que o Sr se equivocou ao citar que a auxiliar do arbitro Charles Cavalcanti Ferreira, porque, salvo melhor juízo, a bandeirinha avisou sim o arbitro da irregularidade (gol de mão) e este assumiu a responsabilidade em validar o gol.

    Responder
  7. luis

    Se fossemos levar o futebol a sério, não iríamos mais aos campos de futebol e sequer assistiríamos os jogos.
    Somente aqui em Campinas onde moro, já ví pelo menos 3 decisões de títulos que subtraíram dos times de campinas a conquista. Dois estaduais com a Ponte Preta e um título brasileiro com o Guarani.
    Diria mais, vários títulos conquistados por grandes clubes do Brasil foram na base do apito. Lembro-me bem de uma semi final em Campinas onde um jogo do Guarani com o Flamengo foi arranjado tanto pela compra de jogadores como pela ação do juiz da partida. Terminou em 3 a 2 para o flamento e em consequencia disso, o time carioca foi campeão brasileiro, também em decisão estranha.
    Não obstante ter melhorado um pouco a coisa no futebol, é preciso realmente transparência e punição. Agora, quem é que vai punir? Os julgamentos são claramente direcionados nos tribunais? Veja o que aconteceu na decisão do brasileiro entre São Caetano e Vasco? Imagine se o que ocorreu no campo do Vasco tivesse acontecido em São Caetano. Cuidado do clube de SP!

    Responder
  8. ivan

    Se valeu na copa do mundo, imagine na série B do brasileiro?

    Responder
  9. jose carlos gomes

    Porque no futebol vai ser diferente do que se acontece no cotidiano do nosso querido país, as coisas valorizadas são exatamente as erradas. Tudo quanto é bandidagem tem seus direitos menos os honestos, começando pelos os bandidos políticos no planalto até os ladrões pé de chinelo.

    Responder
  10. André

    Sou a favor de que entre o olho eletrônico em lances polêmicos, pois se imagens da TV são usadas para punir jogadores que sejam usadas também para corrigir “interpretações equivocadas” de juízes.

    Responder
  11. Luiz Pacheco

    É caro Marcelo, vivemos em um país que a falta de ética e moral vem de cima, vem de pessoas e instituições que deveriam servir de exemplo de honestidade para o restante da população, então com uma escola dessas fica difícil imaginar que no futebol ou em outra profissão qualquer que as pessoas não queiram levar vantagem em tudo, passando por cima de todos para que como o próprio jogador disse “o importante é que conseguimos os três pontinhos”.

    Responder
  12. André

    e se, caso necessário, anule-se o gol ou até a partida.

    Responder
  13. wilson oliveira

    Caro Marcelo:
    Porque será que clubes de menor importancia como o Paraná sempre que levam alguma vantagem são escrachados por voces da grande imprensa. Porque será que quando acontece o mesmo e que beneficiados são times grandes como corriqueiramente o S.Paulo voces esquecem de comentar os “roubos” escandalosos heim? Será que voce pode explicar? Claro que não. Afinal voces são pagos para endeusar somente clubes do Rio, S.Paulo, Minas e R.Gr. do Sul, porque pra voces o resto do Brasil é somente o resto não é. Acho que gente como voce que tem uma unica finalidade de falar bem so da “elite” brasileira, que volta e meia esta na segundona, terceirona tb. Para o mal do futebol e dos esportes no Brasil caro Marcelo. Porque criticar o Wellington Silva. Ele fez o que quase todos os jogadores de área fazem. E se deu bem. Merece todo nosso carinho e atenção. O problema senhor Marcelo é que o amago da questão esta na CBF que faz um campeonato so para clubes grandes, porque os chamados pequenos são roubados, saqueados durante o ano todo e voces meu caro ficam de boca fechada. Voce é que deveria ter vergonha do comentário e ser mais imparcial. Só que imparcialidade de voces é pura utopia não é?. Um grande abraço de um torcedor de time “pequeno” na otica vesga de voces…Se puder me responda. Agradeceria.
    Wilson Oliveira – Torcedor do Paraná, roubado constantemente por arbitragens podres.

    Responder
    • wilson oliveira

      Desculpe Marcelo por ter criticado sem ter visto meu comentário. A boa educação manda que seja assim. Obrigado pela atenção.

      Responder
  14. NELSON L DALGALLO

    NELSON
    WIXLUM@IG.COM.BR
    É E AINDA FALAM DO BRASIL?…….E PODEM FALAR SIM E MUITO … VEJA O SENHOR BARCHINELO QUANTAS VEZES ENTREGOU A RAPADURA.. NE´PODEM FALAR SIM!!!!!! E MUITO. PORQUE ENCLUSIVE O SENA JOGOU PROST PRA FORA PARA SER CAMPEÃO. VC SABE É SÓ PAR LEMBRAR!!!! E O TAL CAMPEONATO?…..QUE SÓ DA SP. …O AVAÍ QUE O DIGA…NÉ E SÓ PRA LEMBRAR FINAL 2008 AQUELA ESTÓRIA DO SP. MANDAR ENGRESSOS DA MADONA….É AMIGO AINDA TIRAM UMA DA NOSSA CARA!!! MESMO ASSIM O JUÍZ QUE APITOU LA EM GOIÁS DEU GOL EMPEDIDO PRO SP. OU TO MENTINDO. SE O GREMIO GANHA O JOGO FINAL NÃO LEVAVA NADA!!! PÁTRIA AMADA AROMBADA SALVE,SALVE ..QUEM PUDER!!! DESCULPEM MAS EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO! ÁH E O SANTO ANDRÉ. ROUBADO ADIVINHA POR QUEM?..DE NOVO
    E OS ÁRBITROS QUEREM RESPEITO?..SÃO APENAS 4 PONTOS EM DOIS JOGOS COM PONTOS CORRIDOS GRÁTIS PARA SP GRACIAS AMIGO!

    Responder
  15. Júnior

    Belfort Duarte também era o nome do estádio do CORITIBA, em homenagem ao cidadão citado no texto acima, que mais tarde passou a se chamar Couto Pereira ou simplesmente Alto da Glória.

    Responder
  16. NELSON L DALGALLO

    ESSE QUE FALOU MAL DO KLEBER DIZENDO QUE COMEU COM SERTEZA QUER DAR! E É BAMBIZÃO. O GOLEIRO BAMBI DISSE QUE O IMPORTANTE É SER LIDER NO FINAL. CLARO SE O ÁRBITROS DEREM A LIDERANÇA PROS BAMBIS AGORA VAI DAR MUITO NA CARA. CASO IGUAL ANO PASSADO, ANO ANTERIOR, ANO POSTERIOR. ATENÇÃO TORCIDAS DOS TIMES DA PONTA DO CAMPEONATO. OS ÁRBITROS NÃO AJUDAM OS BAIMBIS SÓ DIRETAMENTE. PRESTEM A ATENÇÃO NOS SUES JOGOS. INTER, PALMEIRAS,ATLÉTICO. OLHO VIVO AOS TOCEDOERS TODOS OS ANOS ROUBADOS.
    PARABÉNS BAMBIS CAMPEÃO 2009,….2010,…2011…..

    Responder
    • bambi

      nelson aprende a digitar primeiro depois vc da sua opinião!!!!

      Responder
    • João Paulo

      Certeza é com C.

      Responder
    • Christopher

      Cara… acho que você tá comentando no link errado… Presta atenção!!! Vc bebeu água da privada é???

      Responder
  17. NELSON L DALGALLO

    AGORA VOCÊ JÁ SABE LAMA, ENCHENTE E LIXO É KASSAB.
    TEM MAIS MERENDA PODRE CARNE BICHADA IOGURTE VENCIDO
    PARA CRIANÇADA É…..ELE
    CORTE NA VERBA DAS CRECHES 2 HORAS E 1 REFEIÇÃO A MENOS
    PRAS CRIANÇINHAS É ELE …DE NOVO….VOCÊ JÁ SABE….
    MULTAR COMERCIANTE FOI FÁCIL
    QUEBRAR AS FACHADAS FOI MOLE
    ( MAIS DE 800MIL DESENPREGADOS. LOJAS COM PLACAS REDÍCULAS E SEM PROMOÇÕES )
    TUDO DENTRO DA LEI DELE CLARO?
    E O TIETÊ CHEIO DE MERDA ESGOTO E LIXO
    QUE O KASSAB NÃO LIMPA AS RUAS.

    Responder
    • Renato Alves

      tambem “DESENPREGADO” com N não merece emprego mesmo………o “MAU” DO BRASIL É O POVO BRASILEIRO…….

      Responder
    • Christopher

      Nelson… Mas que raios o seu comentário tem aver com a matéria?
      Vai te catar!

      Responder
  18. marilda

    E o penalti não dado contra o São Paulo,pra variar, ninguém fala nada né?!

    Responder
  19. NELSON ARUJA

    Não entendi nada do que o meu xará comentou.
    Explique melhor.

    Responder
  20. Gilson Marques Evangelista

    A auxiliar viu, sim, chamou o árbitro, e relatou o acontecido. Não se sabe por que, ele ainda assim validou o gol.

    Responder
  21. Leonel

    Marcelo, concordo com tudo o que você disse, mas lembro que neste mesmo campeonato, num jogo entre São Paulo e Atlético Paranaense, o São Paulo fez o gol de empate num lance em que Washington mata a bola com a mão e faz um passe para o Borges que estava em posição de impedimento e mesmo num lance tão irregular o gol foi validado.
    Porque estou falando nisso? Porque não vi ninguém, exceto o jornalista Juca Kfouri citar o fato . Não se puniu o Juiz, não se falou em punição dos auxiliares ou dos jogadores Washington e Borges.
    Creio que SEMPRE que estas coisas acontecerem no futebol (ou em qualquer esporte) INDEPENDENTE de quem foi o autor do erro(?) a imprensa livre, séria e sem bairrismos, tem a obrigação de destacar.

    Responder
  22. Silvio

    Bom, com certeza os campeonatos dominados pelas redes de televisão, só interessam quando dão lucro para elas. Elas manipulam horário e tudo mais. Agora, eu nunca vejo um juiz tomar atitudes que firam os brios dos grandes clubes que dão audiência televisiva. Mas o fazem contra times do segundo e terceiro escalão. O Sport Recife até hoje não é considerado campeão de 87 por parte da imprensa carioca e dos flamenguistas, apesar de até a FIFA reconhecer. Na copa do Brasil de 2008, o que tentaram rebaixar este time, não foi brincadeira. Até silenciar os microfones da torcida do Sport, aqui em Recife, para que somente aparecesse a do Corintias não foi mole. Até que resolveram abrir e aí o Brasil pode ouvir o Casá, Casá, Casá!
    E ainda tem nordestino que morre pelos times do Sul/Sudeste. Pelo Sport Tudo…

    Responder
  23. Tricolor

    Ô Marcelo, largue a mão de ser hipócrita cara, se seu time ganhasse, vc não tiraria a maior onda? O futebol é apaixonante por isto mesmo, as controvérsias, exemplos não faltam de malandragens no futebol,a se citar:
    O Nilton Santos na copa de 62, qd fez pênalti no espanhol e depois deu uns 3 passos para fora da área, dando uma de “migué”, olhe que o NS foi um dos jogadores mais correto do futebol mundial; o Túlio fez um gol pela seleçao contra a Argentina de mão, etc….
    Agora vc vem fazendo duras críticas ao Wellington? Ah, vá se catar cara, deixe de ser babaca e hipócrita!!

    Responder
  24. Neto

    Concordo sim Marcelo!! O “Adriano Iperador ” fez um gol com a mão contra o Palmeiras…… Válido…….. e vai para a Copa do Mundo de 2010 com certeza!!! A memória do brasileiro é curta. Além do que se eu fosse um árbitro de futebol, não marcaria essa irregularidade também, não com o salário que eles ganham!!! Nem profissionais eles são!!!!! Na maioria dos casos os árbitros fazem cursos, são professores de Educação Física, têm nível superior, e ganham uma merreca para apitar jogos, posso nem ter a informação correta, mas não conheço nehum árbitro ou nunca vi nenhum no site da NIKE ou ADIDAS ou UMBRO ou PENALTY…… Nem material esportivo eles ganham, são da Federação local ou da CBF, então fica difícil culpar só o Wellington!!

    Responder
  25. ronald

    Creio que seja uma manobra da CBF para favorecer os clubes paulistas (São Caetano, Portuguesa, Ponte Preta e Guarani) para o acesso a primeira divisão.
    Uma pergunta que não quer calar, todo mundo presente no estádio viu, O ARBITRO, ASSISTENTES E 4O. ARBITRO NÃO VIRAM, CONINCIDÊNCIA??? NÃOÉ ROUBO MESMO!!!

    Responder
  26. Amilcar Barum

    É por lances como esses que hoje eu so assisto futebol, tenho um time que gosto, mas não sou mais aquele torcedor que ficava triste quando o time perdia e alegre quando ganhava. Desde que o Corintians ganhou um campeonato comprado o futebol perdeu a graça. Os juizes erram cada vez mais, e a coisa esta ficando tão grave que não é mais raro o fato de um resultado ficar totalmente comprometido pelos erros de arbitragem.

    Responder
  27. Roberval Domenico

    Ô Dalgallo…
    Seria legal você dar uma reciclada no seu português heim?!…A coisa tá feia!
    “SERTEZA”, “CRIANÇINHAS”, “DESENPREGADOS”

    Responder
  28. NELSON ARUJA

    Eu acho que esse negócio de enganar o juiz é muito ruim até moralmente. Dá a impressão de se conseguir algo artificialmente. É como doping. Mas, por outro lado, há certas punições dadas a jogadores que praticaram atos que os árbitros não veem no decorrer do jogo.
    São sempre atitudes irregulares que os juízes não punem, como agressões, mão na bola, impedimentos marcados erroneamente, gol em posição de impedimento e validado, pênaltis não marcados, pênaltis marcados erroneamente e outras irregularidades.
    Eu só queria saber por quê se age com rigor apenas em uma pequena parte desses lances.
    Se é pra decidir pelo árbitro que se faça o serviço completo com anular gols, anotar cartões, validar gols legítimos anulados, etc… Tudo isso depois das partidas terminadas.

    Responder
  29. ronald

    Caro torcedor Wilson Oliveira do Paraná:
    Não tente desvirtuar o assunto, seu time ganhou não pela incompetência, mas por roubo do trio de arbitragem afinal, o Ceará está no G4 e o seu tinme está brigando para não cair, embora de forma vergonhosa.
    Ronald

    Responder
    • wilson oliveira

      Pois é Ronald:
      Mas quando acontece a favor do seu time entendo que voce fica quietinho e não comenta nada. Voce já viu quantos erros de arbitragens e somente para os chamados pequenos como o Ceará e o Paraná? Quanto a estar no G4 so vale quando terminar o campeonato. Sei como torcedor que o Paraná tem pouca chance este ano, mas ainda não tem nada decidido. Não é verdade. Mas acho mesmo é que voce tem que buscar outros culpados, afinal jogadores famosos já fizeram gol com a mão (até decidiram uma copa do mundo) e foram exaltados. Não se trata de desvirtuar nada, apenas defender o jogador que não tem nada a ver com isto.

      Responder
  30. Nivaldo

    O texto é correto, mas fica incoerente na boca de um corinthiano, que torce para um time que ganhou a maior parte de seus títulos de forma espúria. Duvido que toda esta indignação seja a mesma, quando olha para o seu próprio time, mas duvido mesmo, que enxergue do mesmo jeito a questão das falcatruas. Não se esqueçam que este é o time da msi, da lavagem de dinheiro, dos jogos anulados, do 1 0 0, do rui rei, do dulcídio e por aí vai. A folha corrida é longa…O mesmo que hoje em dia é o time da rede globo, que em quase todo jogo tem arbitragens lhe favorecendo. Só não vê quem não quer!!!

    Responder
  31. PPedro Adalberto Feitosa Maia

    Você tocou be na ferida. Domingo tivemos um pênalti escandaloso contra o S.Paulo e o árbitro bem próximo, ignorou. Pergunto. Se fosse contra o S.André ele deixaria de marcar? Duvido. É bom lembrar que o S.Paulo foi beneficiado – e continua sendo – ano passado em muitas ocasiões e a imprensa paulista fez vista grossa assim como os árbitros. Este ano não está sendo diferente.

    Responder
    • wilson oliveira

      Pedro:
      Sou torcedor do Paraná. E este tal de S.Paulo, o maior beneficiado por arbitragens em todos os campeonatos, nos tirou da 1ª Divisão. Naquele ano tivemos um gol impedido que deu vitória ao S.Paulo em Curitiba, um penalti não marcado escandalosamente e um gol anulado no ultimo minuto. O Senhor Gaciba se desculpou porque falou que não viu. Não viu? No segundo turno mais uma vez fomos garfeados, esta é a palavra certa, em pleno Morumbi. E quando o Vasco tinha o Eurico. Lembra dele? Entrava no campo e ameaçava juizes e a CBF fazia vistas grossas. E o jogo da Copa do Brasil no ano passado vergonhosamente roubado, com a maior caraq de pau do arbitro carioca. Pois é como é duro torcer para times que não estão no famoso Clube dos 13 quye são quantos mesmo? 17, 18..Sabemos lá.

      Responder
  32. Marcelo Macêdo

    Deixei de ir a estádios de Futebol,por essas vergonhas que acontecem, o juiz estava a poucos metros do lance não tinha como não ver, acho que teria que ser feita umaenvesstiogação mais profunda para não acontecer o que aconteceu no Campeonato Brasileiro recente onde um Juiz estava manipulando resultados. É uma tremenda Vergonha!!
    A diversão passou a esculhambação!!!

    Responder
    • wilson oliveira

      Ola Jailson:
      Voce tem que incentivar o Marcelo a comentar quando “roubam” times pequenos contra os chamados grande. Gostaria de ver voce comentar quando um pequeno tb é roubado em um jogo contra o Flamengo, Corintians, S.Paulo etc…

      Responder
  33. cezar oliveira

    LAMENTO QUE NÃO TENHAS INCLUÍDO NO SEU COMENTÁRIO O PENALTI ESCANDALOSO QUE O ÁRBITRO NÃO DEU PARA O SANTO ANDRÉ, FEITO PELO MIRANDA COM UM MINUTO DE JOGO NO DOMINGO.
    O SÃO PAULO É SEMPRE AJUDADO .ALIÁS, O CORINGÃO ESTÁ DISPARADO COMO O MAIS AJUDADO. O INTER QUE O DIGA-2005 E 2009.

    Responder
  34. Dengue

    QUE PALHAÇADA!

    Responder
  35. Enio

    Me desculpe SR. MARCELO DUARTE, mas vc. nunca praticou esporte algum, o gesto que ele fez foi por impulso,não foi ele que validou seu próprio gol, ganhar roubado é ser politico aqui no brasil, teu comentário foi pra encher linguiça. Porque vc. não fala do penalti a um minuto de jogo, cometido pelo são paulo contra o santo andré, aquilo sim foi roubado mas vc. não pode falar do são paulo, senão vc. fica sem coluna, ai vc. fica pagando prá noticias de outros, seja mais criativo.

    Responder
  36. Jean

    A arbitragem não para de favorecer os paulistas no brasileirão…
    Gostaria de uma coluna sobre isso também.

    Responder
  37. sergio froes

    que falta faz???
    Marcelo, acompanho seu trabalho desde este blog, ate a ESPN, voce realmente é um cara diferente, uma inteligencia legal.. tem uma linguagem de facil entendimento e atualizada. Porem, pediria para que fosse feita uma analise antes, dos comentarios de seus leitores serem divulgados, pois não acompanham seu talento.
    A linguagem de baixo nivel utilizada por alguns de seus leitores me faz lembrar as seguintes faltas, alem é claro de Belfort Duarte, falta de inteligencia, falta de educação, falta de respeito, falta de solidariedade, falta de governo, falta de hombridade,. Vale tudo para beneficio proprio,não interessa de que forma se ganhe, desde que se ganhe. Maos de DEus, mão-santa, não são mais exemplos de retidão.

    Responder
  38. Torcedor

    Independente de paixões clubisticas, assistimos a partidas em que arbitros ntram com intensão de benefeciar esta ou aquela equipe, muitos desses nossos campeões Brasileiros, poderiam ser questionado..exemplos Crorinthians X Inter.(em 2005 senão me engano) , Santos X Botafogo (em 95 ou 96), e tantos outros, ao ouvir que arbitragem não comprometeu o resultado, fico pensando que o escanteio que não foi e saiu o gol…será justo?

    Responder
  39. Rogério

    Houve um erro de digitação no final da reportagem referindo-se ao Wellington Paulista como o auor do gol irregular. Na realidade foi o Wellingtton Silva. Wellington Paulista joga no Cruzeiro.

    Responder
  40. SANDOVAL DOS SANTOS

    Senhor MARCELO DUARTE, a HONRA, O ORGULHO DE SER HONESTO e o AMOR AO PRÓXIMO não existe mais. São coisas do passado. A teoria aplicada na prática atualmente é a daquele senhor mais que sexagenário chamado DARWIN, o qual até hoje, não explicou com exatidão a sua teoria. Enrolou os de sua geração, mas, explicou da onde surgiu aquele peixe. Ou seja, os mais espertos e poderosos é que se locupletam dos mais fracos. No dicionário de DARWIN, desonesto significa INTELIGENTE. HONRA e ORGULHO também não existe no dicionário daquele maluco e, o amor ao próximo também não. Para DARWIN e seus pares daquela época, tudo surgiu por acaso. As cores dos passarinhos, dos peixes, enfim, tudo surgiu por acaso por vontade DELE, simplesmente surgiu. Ele falou e seus amigos intimos idiotas surgiram acreditando,. Desculpa senhor MARCELO, mas este desabafo é movido por um homem que procura entender o EVOLUÇÃO e nunca conseguiu aprender nada. Tudo esbarra na CRIAÇÃO. Em tudo e sobretudo está à mão de DEUS, nosso CRIADOR, inclusive a existência desse DARWIN. Ahah não… o DARWIN, não era gente, ele surgiu do sapo e o sapo desenvolveu o AMOR no pai e na mãe dele. Repito: Desculpa MARCELO DUARTE. e que DEUS, lhe conserve sempre assim, cheio de altíssima sabedoria, como demonstrou no elogiável texto sobre o atleta que fez o GOL com a mão. Ainda brinco de pelada e quando faço uma falta que o juiz não apita, paro a jogada onde cometi a falta e entrego a bola ao meu adversário. Cordialmente

    Responder
  41. Giba

    Voce tem razão nada pra se orgulhar no futuro pra quem pratica gestos antiesportivos para levar vantagem. A lembrar que com isso ainda prejudicou o adversario, o arbitro e os bandeiras. Deveria tambem ser punido pela malandragem. Quem sabe um dia aconteça isso!!! A consciencia vai doer, igual do Nelsinho!!!!!

    Responder
  42. Eraldo

    Realmente rídicula atitudes como a do Wellington Silva, mas a mídia não deve punir somente esse atleta e sim lembrar que o “Imperador Adriano” tbm o fez em 2008, contra o verdinho. Ou só atleta desconhecido deve ser punido?
    No mais, o Nelson Dalgallo deveria se lembrar q o timinho da marginal sem número tbm ganhou campeonato não só com ajuda dos arbitros, mas tbm com ajuda do juiz do STJD, que remarcou jogos já realizados, e o vasquinho da segundona que conseguiu adiar o jogo de decisão (Copa João Havelange), quando o São Caetano vendeu mais da metade do time.

    Responder
  43. Equinoxe

    Sr. Marcelo…e o que vc me diz do ano passado em que o Vagner Tardelli meteu a mão no parana no beira naquele jogo que foi 5×1, onde houve expulsões irregulares etc e tal..acho o seu comentario sobre o que dizer em casa muito infeliz, pois poderia ter acontecido com qqer um…queria ver se fosse o Adriano Imperador se os meios de comuniocação não iriam o “ovacionar” de alguma forma…o que eu posso te dizer: o gol foi ilegal, azar do Ceará
    sds tricolores

    Responder
  44. Ricardo

    Depende cara… Se for para ganhar do “curíntia”, roubado é até mais gostoso!!! Rárárá!!!

    Responder
  45. manoel dourado

    Arbitros como este Charles Hebert é que faz a decadencia da arbitragem do futebol brasileiro;culpa exclusiva dos dirigentes que deveriam banilos ou dar um punição exemplar.

    Responder
  46. Paulo Luque Cáceres

    Marcelo, não lembro de vê-lo reclamar do título que o Corinthians venceu em 2005, que foi conquistado de maneira um tanto “estranha”.

    Responder
  47. Silva

    No jogo entre Botafogo e Corinthians, o Andre tb fez um gol com a mao e nao rendeu muita polemica. No ano passado o Parana foi extremamente prejudicado pela arbitragem do Vagner Tardeli no jogo de volta pela copa do Brasil contra o Internacional e sequer o arbitro foi suspenso pelos erros cometidos, de como de tal forma tb influenciou no resultado da partida. Gostaria de saber pelo colunista, qual foi a punicao ao jogador do Botafogo que fez o gol com a mao neste ano e pq no caso do Parana esta rendendo tanto e o do Botafogo ninguem ( inclusive o colunista ) nao tem mais falado.

    Responder
  48. Ricardo

    E o gol do Túlio contra Argentina na Copa América 1995, esse vale? Quando é a favor tá certo, senão pau nos outros. Parece que vivemos em Utopilândia, anjinhos rodeados de uns malvados que não nos deixam viver em paz. Todos gostamos de levar vantagem! Tirem as máscaras, por favor.

    Responder
  49. rei do drift / sp

    Estamos em tempo de cólera…. Os seres humanos estragaram tudo…. podiamos estar vivendo em um mundo melhor… Mas infelizmente estamos rodiados de gente medíocres… ( no ambito politico, nosso presidente demagogo, mas fazer o que se o bolsa familia ta ai…tudo bem não ter casa, saude e outras coisas) – na politica, quem diria o collor de senador….quem diria, precisa de mais exemplos.. não né… na sociedade, pedofilia, filho matando a mãe, pais querendo violentar as filhas… brigas de transito onde um farol alto ou um retrovisor custa no dia seguinte uma machete de jornal e um velório….. os esportes….o moleke do nelsinho piquet, isso prova que carater não vem de berço e que dinheiro não é garantia de sucesso…olha o que este merda fez…….
    e por fim este outro bastardo no futebol…..eu acho que o time dele teria que perde 3 pontos na tabela, e ele se suspenso até o fim do campeonato…. e o time que foi vitima porque eu caracteriso como um crime, no minimo receber os 3 pontos…..
    Mas caros é o Brazil, se formos lá no começo, quem colonisou foram os ladrões e outros elementos que a colonia portuguesa não queria em seu pais….
    Ta ai o resultado…..

    Responder
  50. chuvizko

    Boa Marcelo, mas creio que para o jogador deveria ser aplicada a mesma pena que foi para o árbitro: 3 meses de suspensão.

    Responder
    • wilson oliveira

      Olha ai senhor Chuvisko:
      Imagino que voce torce para um time dos chamados grandes. Por isto adota este tipo de comentário. Infeliz, como deve ser torcer para seu time…

      Responder
  51. LIBERATO

    Quem concorda com fato como esse gol de mão e acha bonito, não pode reclamar de dirigentes de clubes desonetos, políticos desonestos, etc.

    Responder
  52. João

    Esta revoltado, ou estou errado nunca um arbitro errou para seu time, seja lá qual for……..

    Responder
  53. Ricardo

    Parece que todos os que estão ofendidos aqui nunca colaram na prova, nunca furaram uma fila, nunca andaram pelo acostamento, nunca pediram um favor para um amigo “acelerar” um trâmite, são todos perfeitos e dormem antes das 9 da noite após tomar um leitinho. Que fofos!

    Responder
    • Tricolor

      Boa, hahahahaha!!

      Responder
    • rei do drift / sp

      Não é essa a questão, tem sim diversos males e outros acontecimentos, mas estamos falando deste aqui somente…(entendeu)
      Não quero que meu filho veja um futebol destes, que exemplo para nossa proxima geração é só isso….
      Pq se continuarmos a ter o “SEU ” pensamento vai ficar tudo mais dificil…. ninguém é santo….mas também não precisamos ser tão levianos e complicentes com tal fato…..
      E com isso nos avivarmos para os outros acontecimentos deste mesmo nivel de mediocridade e analfabetismo de carater…caro sr. Ricardo.

      Responder
  54. Ander

    Nao concordo com o gol de mao e tambem nao torço para o Parana, mas se fosse um jogador de um time grande nao teria tanta repercussao.

    Responder
  55. Artur

    Estamos nos dias do vale tudo…
    Humanidade apodrecida.
    Valores trocados quando um imbecil e semi-analfabeto que corre atrás de uma bola ganha mais que um cientista que descobriu a cura de uma doença.
    Eu não dou mais bola para isso, não vou ao estádio, não compro produtos que os jogadores e estrelas anunciam.
    Aliás, Batavo e Bozzano… Tô fora….

    Responder
  56. Nelson

    O unico paranaense que sei que ganhou essa medalha foi o Joaquim Ramos de Almeida, que, foi professor e diretor do Colegio Estadual do Paraná…

    Responder
    • Carlos Silva

      Eu conheci um jogador chamado Toninho Zangari ponteiro esuerdo, que ganhou esse premio, jogava taça PR pelo Atletico de Loanda….

      Responder
  57. furiatotal

    A nossa a lingua portuguesa, esta inda pra cucuias! aff! pq colocar em iglês?“gentleman” ? vai para o do inferno!

    Responder
  58. zampieri

    Mas quanta bobagem, pura hipocresia.
    não é pelo fato de se fazer um gol irregularmente que o atleta é um canalha no dia a dia. Pelé dava pontapés à vontade e foi o atleta do século. O corinthians tá cansado de ser beneficiado em campeonatos e não devolveu nenhum título. Tudo isso faz parte do jogo profissional, onde nem sempre o importante é competir, talvez em 1918 a poesia reinasse no esporte bretão, hoje o que importa são resultados, vitórias, e enfim patrocínios.

    Responder
    • João Bosco

      Não acho bobagem nem hipocresia. O fato é que temos vivido numa inversão de valores. Que importam os resultados roubados? Pelé não foi eleito o atleta do século pelos pontapés que dava a vontade.

      Responder
  59. Carlos Barbosa

    PERGUNTE SE ALGUM FLAMENGUISTA É INFELIZ OU TEM SENTIMENTO DE CULPA COM OS INÚMEROS TÍTULOS ROUBADOS QUE TEM EM SUA HISTÓRIA? INFELIZMENTE MUITA COISA É DA ÍNDOLE, É VENCER A QUALQUER CUSTO

    Responder
  60. Sem hipocrisia

    Quanta hipocrisia!!! Queria ver se o senhor teria escrito toda esta coluna se o favorecido tivesse sido um time paulista ou carioca…

    Responder
  61. Sem hipocrisia

    Quanta hipocrisia!!! Queria ver se o senhor teria escrito esta coluna caso o time favorecido tivesse sido um paulista ou um carioca…

    Responder
  62. Emerson

    Quem gostou foi o Figueirense.

    Responder
  63. Sergio Severino de Azevedo

    O flamengo desde l944 vem ganhando títulos sempre ajudado vergonhosamente pela mídia, juizes, bandeirinhas, tribunais esportivos, ladrilheiros, urubus, etc, sob a proteção do seu aliado belzebú. Locutores como josé Maria Scassa, Ari Barroso,juízes como José Wright e também hoje comentarista, Renato Prado e muitos outros, são torcedores cínicos, travestidos de profissionais. É lógico que professem a filosofia da roubalheira descarada.

    Responder
    • Sergio Severino de Azevedo

      Procurei ser o mais justo possível. E também moderado. A opinião é deemocrática. Fraternais saudaçoes .

      Responder
  64. Pedro

    PERGUNTE AOS CORINTHIANOS (CAMPEONATO BRASILEIRO 2005), JOGO QUE GANHOU DE 3 A 2, COM 2 GOLS IMPEDIDOS. E PASMEM, O JUIZ QUE APITOU ESSE JOGO NÃO FOI SUSPENSO, NÃO TEVE PUNIÇÃO, SERÁ QUE É PQ ESTA FAVORECENDO O “”TIMÃO””.

    Responder
  65. wilson oliveira

    Enviei um comentário, mas parece que a censura aos comentários, diga-se grande imprensa, funciona até para comentários mais ácidos desta turma de comentaristas da “elite”. Que pena. Voces perderam uma otima oportunidade de mostrar a lisura dos comentaristas. Infelizmente temos que conviver com o que somente eles querem comentar. Os donos da verdade. Que pena.
    Wilson Oliveira

    Responder
  66. Wagner Ribeiro de Sá

    No futebol do RJ, isto acontece sempre a favor do Flamengo, com o apoio total da imprensa, em particular com a toda poderosa GLOBO !

    Responder
  67. Carlos Silva

    No Paraná mais da metade dos titulos estaduais do Coriba são roubados das equipes do interior, outro ponto que precisaria ser revisto……

    Responder
  68. luiz

    Concordo, deveriamos era acabr com esse tipo de roubalheira. O gol foi ilegal, todo mundo sabe. Cancela o resultado. O Flamengo ou o Corintians gahou roubado??Cancela o titulo dele. Chega de safadesa. Isso não é só ai não, todo o lugar é assim. Nego roba de tudo quanto é jeito.
    Obs. Nunca vi o Flamengo ser campeão sem ajuda de juiz em tudo que ele disputou. Isso serve até para campeonato de purrinha.

    Responder
  69. curioso

    Oi Rogério
    O correto é Wellingston Silva. O texto já foi corrigido!

    Responder
  70. BRUNO

    Pobre do CORINTHIAS, metade dos seus atuais títulos teriam que ser devolvido. E o FLAMENGO ? E MARADONA ?
    Deixe de ser hipócrita e seja realista !!!

    Responder
  71. GIOVANI VALENTE

    o penalti nao dado para o STO ANDRE,nao fala nada ,quanta hipocrisia

    Responder
  72. izaias

    Toda essa polemica é pelo fato de ser um jogador que esta no parana clube, pois com certeza se fosse o Ronaldo gordo que esbofeteasse a bola e assim fazendo um gol contra o Parana clube ou outro time pequeno qualquer a imprensa toda estaria criticando? ou estaria exaltando a malicia do atleta?
    Foi a prineira vez que alguem empurra a bola com a mão?
    Não até o Maradona já o fez ( e era copa do mundo ), lembro que o mundo todo vibrou, entào por favor vamos parar com essa hipocrisia, pois deve ter coisas mais interessantes sobre o futebol para a imprensa divulgar.

    Responder
    • Léo

      Izaias!! pode fik sua comparação foi ridicula! vc nunca vai ver o Ronaldo fazer uma coisa destas, pq ele jamais iria manchar o nome dele com um gol ridiculo detste. se liga meu!!

      Responder
  73. GIOVANI VALENTE

    E QUANDO O EURICO MIRANDA INVADIU O GRAMADO DE SAO JANUARIO NO JOGO EM QUE O VASCO NAO PODIA PERDER PARA O PARANA AOS 37 DO SEGUNDO TEMPO…AÍ POOOODE NÉ,INTERROMPEU O JOGO E NAO DEU NADA

    Responder
  74. Ricardo

    Rei do drift, você não quer que seu filho veja um futebol desses? Então ensina como brincar com bonecas porque até em jogos na várzea tem jogadas desse tipo, com a mão, em impedimento, com pênalti inventado, depois do tempo reglamentário, etc. E não é só no futebol, é no basquete, no boxe, em tudo que é atividade humana, se você não gosta nada disso, pegue sua família e vá morar numa ilha no meio do Pacífico, caro sr. rei do drift. Agora se você pensa que um gol com a mão está estragando as novas gerações, deve morar nas nuvens ou començou assistir futebol ontem.

    Responder
    • rei do drift / sp

      quando é possivel aqui na cadeia eu vejo futebol…mas atualmente eu só fala via internet, pois foi onde eu me encaixei, presto serviço…..
      meu filho esta ai no mesmo mundo em que o Sr. vive…. eu não posso fazer nada, pq um dia eu acabei com alguém arrogante como o sr.
      Parabens a todos que colocaram suas opniões, seja este ou o fenomeno, seria uma vergonha de qualquer jeito.

      Responder
  75. Prof. Mauricio Braga

    E nosso saudoso(?) Rui Barbosa profetizou: “Chegará o dia em que o homem terá vergonha de ser honesto”…
    Como que pessoas corruptas que chegaram ao mando do futebol por meio de nepotismos, barganhas, subornos, corrupção etc aceitarão que é possível ao futebol brilhar de forma honesta e transparente?
    A reformulação levará anos ou será fruto de um milagre incrível. ponto.

    Responder
  76. Francisco Lima

    Olhe eu não sei não, os arbítros não gostam do futebol do Norte e Nordeste, como também a imprensa só dão valor o futebol do sul do país, fazem tudo para ficar os times do Rio e de são Paulo eu acho uns verdadeiros canalhas esses pessoal da imprensa do sul do país principalmente um tal de gavião bueno, esse é de lascar o cano.

    Responder
  77. Lelo Costa

    Concordo com a maioria dos comentarios, pois e fosse a favor do seu time do coração caro Marcelo, você talvez diria, Ó TIME DE GLÓRIA QUE ATÉ UMA MAÕZINHA AJUDA OU MÃO SANTA DÁ VITÓRIA AO TIMÃO , pare com essa lenga-lenga, se fosse para os cariocas seria esperteza e se fosse para os paulistas uma malandragem mas criativa ( pois enganou a arbitragem mas não a TV DO Galvão ) a h e se fosse gaucho, seriam rudes ou safados, se fosse do Nordeste seria cabra arretado, agora como é de um time que não tem comentarista nas TVS carioca ou palista, é passivo de punição ou anulação, pessoal se toca o que importa a opinião própria, que faz o palpite da sogra na sua vida … é a mesma de um comentarista, entra por um ouvido e sai pelo outro afinal cada um torce pra quem quer!!!! tem coisa melhor pra se comentar, e Marcelo nessa você amarelou e perdeu pontos.

    Responder
  78. Jailson Aleixo

    Quanta hipocresia!
    A favor, tudo vale.
    Contra, todos são ladrões.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This