Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual foi a primeira torcida organizada do Brasil?

24 de outubro de 2012

Nos almanaques sobre futebol. o Flamengo aparece como o primeiro clube brasileiro a ter uma torcida organizada. A “Charanga Rubro-Negra” foi criada pelo baiano Jayme de Carvalho. Ele reuniu um grupo de pessoas e levou alguns instrumentos para um Fla-Flu no estádio das Laranjeiras, em 11 de outubro de 1942. Como a turma era um pouco desafinada, o locutor Ary Barroso comentou: “Isso não é uma torcida, é uma charanga”. O apelido pegou.

Charanga Rubro-Negra (1942)

A história é convincente, mas há provas de que, antes disso, o tricolor paulista já tinha sido recebido no estádio por um grupo organizado de torcedores. A torcida Grêmio Sampaulino, que mais tarde passaria a se chamar Torcida Uniformizada do São Paulo (Tusp), teria sido formada em 1939, por Manoel Raymundo Paes de Almeida, um dos futuros fundadores do tricolor paulista. Quem descobriu essa história foi o historiador Michael Serra, um dos autores da Bíblia do São-Paulino.
Desde 1940, circulava no bairro da Moóca a revista Arakan, publicação interna do Grêmio Sampaulino. Em 1941, foi publicado um editorial falando sobre os objetivos do grêmio de reunir fora do clube, e de maneira independente, os torcedores do São Paulo. Isso já era um forte indício de que o tricolor já organizava uma torcida.

E, finalmente, a capa da edição de setembro de 1942 mostra uma foto da torcida organizada do Grêmio Sampaulino, uniformizada e com o escudo do São Paulo Futebol Clube no peito, marcando presença no jogo São Paulo 4 x 2 Corinthians, em 30 de agosto de 1942. Quase um mês e meio antes, portanto, de a Charanga dar as caras nas Laranjeiras.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

8 Comentários

8 Comentários

  1. aldir

    É obvio que o melhor time do mundo também foi o time que primeiro teve uma torcida organizada.

    Responder
  2. aldir

    É obvio que o melhor time do mundo,também foi o time que primeiro teve uma torcida organizada.

    Responder
  3. Diego

    No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil.

    Responder
  4. Vinicius

    No Brasil,a primeira Torcida uniformizada foi a “Torcida Os Imbatíveis”Criada em 1956 em Salvador-Ba é a torcida mais vibrante e deslumbrante,desse Brasilsão Rubro-negro.

    Responder
  5. Beto

    O Soberano sempre à frente…Pioneirismo tambem
    no sócio torcedor…Este é o Tricolor
    Dentre os Grandes…És o Primeiro!
    Vamo São Paulo!

    Responder
  6. Alexandre Magno Barreto Berwanger

    O jornalista Mário Filho, que mais tarde teria o seu nome dado ao Maracanã, relatou a visita de torcida organizada do São Paulo a Laranjeiras, em crônica que ressalta a iniciativa dos paulistanos (inédita, segundo ele) para a partida contra o Fluminense, em 10 de setembro de 1940, na vitória do Flu por 3 a 2, em crônica editada à página 6 do Jornal dos Sports de 1 de novembro de 1942: “(…) a visita da torcida do São Paulo F. C., com os seus uniformes garbosos e os seus gritos de incentivo, obedecendo ao ritmo cinematográfico copiado das universidades ‘yankees’.”

    Responder
  7. Guilherme

    O Internacional de Porto Alegre teve a criação em 1940 do “Departamento de Cooperação e Propaganda”, pelo Vicente Rao, depois a torcida se reformulou e virou a Camisa 12 do Inter, que vive até hoje. A DCP tinha muitos elementos do carnaval, que Rao levou ao estádio. Os gremistas chamavam “coisa de crioulo”, pelo Inter ter a maioria de torcida negra a época. Depois copiaram a forma de torcer, e a DCP fez a faixa famosa até hoje “Imitando crioulo, einh?”.

    Responder
  8. Douglas

    É mentira essa notícia a primeira organizada nasceu do rio de janeiro mas foi a tov nasceu em 1942 e foi registrada só em 1944 a changada era uma banda paga pela diretoria do flamengo pra tocar inclusive tinha um rapaz que tocava que era botafoguense!! A história é muito grande !!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This