Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual foi a primeira torcida organizada do Brasil?

24 de outubro de 2012

Nos almanaques sobre futebol. o Flamengo aparece como o primeiro clube brasileiro a ter uma torcida organizada. A “Charanga Rubro-Negra” foi criada pelo baiano Jayme de Carvalho. Ele reuniu um grupo de pessoas e levou alguns instrumentos para um Fla-Flu no estádio das Laranjeiras, em 11 de outubro de 1942. Como a turma era um pouco desafinada, o locutor Ary Barroso comentou: “Isso não é uma torcida, é uma charanga”. O apelido pegou.

Charanga Rubro-Negra (1942)

A história é convincente, mas há provas de que, antes disso, o tricolor paulista já tinha sido recebido no estádio por um grupo organizado de torcedores. A torcida Grêmio Sampaulino, que mais tarde passaria a se chamar Torcida Uniformizada do São Paulo (Tusp), teria sido formada em 1939, por Manoel Raymundo Paes de Almeida, um dos futuros fundadores do tricolor paulista. Quem descobriu essa história foi o historiador Michael Serra, um dos autores da Bíblia do São-Paulino.
Desde 1940, circulava no bairro da Moóca a revista Arakan, publicação interna do Grêmio Sampaulino. Em 1941, foi publicado um editorial falando sobre os objetivos do grêmio de reunir fora do clube, e de maneira independente, os torcedores do São Paulo. Isso já era um forte indício de que o tricolor já organizava uma torcida.

E, finalmente, a capa da edição de setembro de 1942 mostra uma foto da torcida organizada do Grêmio Sampaulino, uniformizada e com o escudo do São Paulo Futebol Clube no peito, marcando presença no jogo São Paulo 4 x 2 Corinthians, em 30 de agosto de 1942. Quase um mês e meio antes, portanto, de a Charanga dar as caras nas Laranjeiras.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

8 Comentários

8 Comentários

  1. aldir

    É obvio que o melhor time do mundo também foi o time que primeiro teve uma torcida organizada.

    Responder
  2. aldir

    É obvio que o melhor time do mundo,também foi o time que primeiro teve uma torcida organizada.

    Responder
  3. Diego

    No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil.

    Responder
  4. Vinicius

    No Brasil,a primeira Torcida uniformizada foi a “Torcida Os Imbatíveis”Criada em 1956 em Salvador-Ba é a torcida mais vibrante e deslumbrante,desse Brasilsão Rubro-negro.

    Responder
  5. Beto

    O Soberano sempre à frente…Pioneirismo tambem
    no sócio torcedor…Este é o Tricolor
    Dentre os Grandes…És o Primeiro!
    Vamo São Paulo!

    Responder
  6. Alexandre Magno Barreto Berwanger

    O jornalista Mário Filho, que mais tarde teria o seu nome dado ao Maracanã, relatou a visita de torcida organizada do São Paulo a Laranjeiras, em crônica que ressalta a iniciativa dos paulistanos (inédita, segundo ele) para a partida contra o Fluminense, em 10 de setembro de 1940, na vitória do Flu por 3 a 2, em crônica editada à página 6 do Jornal dos Sports de 1 de novembro de 1942: “(…) a visita da torcida do São Paulo F. C., com os seus uniformes garbosos e os seus gritos de incentivo, obedecendo ao ritmo cinematográfico copiado das universidades ‘yankees’.”

    Responder
  7. Guilherme

    O Internacional de Porto Alegre teve a criação em 1940 do “Departamento de Cooperação e Propaganda”, pelo Vicente Rao, depois a torcida se reformulou e virou a Camisa 12 do Inter, que vive até hoje. A DCP tinha muitos elementos do carnaval, que Rao levou ao estádio. Os gremistas chamavam “coisa de crioulo”, pelo Inter ter a maioria de torcida negra a época. Depois copiaram a forma de torcer, e a DCP fez a faixa famosa até hoje “Imitando crioulo, einh?”.

    Responder
  8. Douglas

    É mentira essa notícia a primeira organizada nasceu do rio de janeiro mas foi a tov nasceu em 1942 e foi registrada só em 1944 a changada era uma banda paga pela diretoria do flamengo pra tocar inclusive tinha um rapaz que tocava que era botafoguense!! A história é muito grande !!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This