Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que a seleção holandesa é apelidada de “laranja mecânica”?

24 de abril de 2019

 

O apelido surgiu depois do desempenho da Holanda na Copa de 1974, na Alemanha. A seleção chegou até a final do campeonato graças a uma tática revolucionária, que recebeu o nome de “carrossel” ou “futebol total”: os jogadores não assumiam posições fixas, circulando pelo campo e tocando a bola até o gol adversário. O sucesso do jogo holandês rendeu ao time o apelido de “laranja mecânica”, referência tanto à cor da camisa holandesa quanto ao filme homônimo de Stanley Kubrick, de 1971, um dos grandes sucessos cinematográficos da década. A única derrota da Holanda no Mundial de 74 foi justamente na final, quando o time perdeu o título para os alemães, donos da casa.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

Qual é a pimenta mais ardida do mundo?

Qual é a pimenta mais ardida do mundo?

Entre as mais de 2 mil variedades de pimentas cultivadas, a grande campeã é a Red savina habanero, considerada a mais picante do mundo de acordo com o Livro dos Recordes. A variedade foi criada por uma empresa na cidade de Walnut, Califórnia...

Roupas e cobertores aquecem nosso corpo?

Roupas e cobertores aquecem nosso corpo?

Não. Para se manter aquecido em 36 graus, nosso corpo produz calor. As roupas grossas de inverno e os cobertores apenas impedem que o calor se esvaia, mantendo-o junto ao corpo por mais tempo. Justamente por sermos produtores de calor, e as roupas não,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This