Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que determina a cor do mar e por que ela varia?

24 de abril de 2019

As partículas de água do oceano agem como pequenos espelhos, refletindo a luz à sua volta. O constante reflexo da cor do céu contribui para a aparência azulada da superfície do mar. É por isso que em dias nublados o mar fica acinzentado. A cor azul também penetra mais profundamente na água do que os raios com comprimento de onda mais elevado (vermelho, amarelo e verde), fazendo com que o fundo do mar também seja azul. Quanto mais profundas as águas, mais escura é a tonalidade do azul, devido à dificuldade de penetração dos raios de luz. Isso se torna impossível a mais de 2.000 metros de profundidade, onde o oceano é negro. Há ainda outros fatores que contribuem para variações na aparência dos mares. A costa atlântica dos Estados Unidos, por exemplo, é esverdeada por causa da presença maciça de algas e outros seres do plâncton. Quando a água do mar abriga uma grande quantidade de sedimentos – o que costuma acontecer depois de uma tempestade ou no encontro de um rio com o mar –  o oceano adquire tons amarronzados.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O universo é finito ou infinito?

O universo é finito ou infinito?

É consenso entre os cientistas: o universo está se expandindo em alta velocidade. A maioria deles defende a teoria do universo infinito, segundo a qual esse processo de expansão acelerada é uma constante eterna. Mas há uma corrente...

O que é o sol da meia-noite?

O que é o sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos polos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida sobre os polos, em posições que se alternam de seis em seis...

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This