Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que Santo Expedito matou o corvo com um pisão?

19 de outubro de 2008

Não consegui entender direito a assinatura do leitor de Campos Gerais (MG), que me enviou esta carta. Por isso, essa resposta sai sem o nome dele. A carta traz uma imagem de Santo Expedito. O leitor escreveu que “grande parte da população brasileira tem uma dessas na carteira”. Pergunta o significado das palavras “crás” e “hodie” e quer saber por que Santo Expedito está matando um corvo com um pisão.

Santo Expedito carrega uma cruz na mão direita (na qual está inscrita a palavra latina “hodie”, hoje) e uma folha de palma na esquerda (simbolizando o martírio). Com o pé direito, o Santo pisa em um corvo, que carrega a inscrição “cras”, amanhã, em latim. Ao lado do pé esquerdo, o capacete de legionário aparece abandonado.
A versão mais conhecida de sua origem conta que Santo Expedito era chefe de uma legião na região da Armênia, no Império Romano. Da história de sua conversão ao cristianismo, originou-se a fama de defensor das causas urgentes. De acordo com a lenda, no momento decisivo, um corvo apareceu gritando “cras” (amanhã) ou seja, pedindo para o legionário “adiar” sua conversão. Santo Expedito esmagou a ave com os pés, empunhou um crucifixo, respondeu “hodie” (hoje) e abraçou a religião cristã. A ousadia causou a ira do imperador Diocleciano. A mando dele, Expedito foi martirizado e assassinado no dia 19 de abril de 303.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Qual é a pimenta mais ardida do mundo?

Qual é a pimenta mais ardida do mundo?

Entre as mais de 2 mil variedades de pimentas cultivadas, a grande campeã é a Red savina habanero, considerada a mais picante do mundo de acordo com o Livro dos Recordes. A variedade foi criada por uma empresa na cidade de Walnut, Califórnia...

Quantos homens já pisaram na Lua?

Quantos homens já pisaram na Lua?

Doze astronautas já saíram de suas naves e pisaram em solo lunar. Deles, o mais famoso é o primeiro, Neil Armstrong. Todos são norte-americanos, e foram pelos programas "Apollo". Confira a lista, na ordem em que saíram de suas naves. Leia também: 10 curiosidades sobre...

9 Comentários

9 Comentários

  1. carol

    Caramba, o autor mandou via correio? Não tinha o nome dele no envelope?
    Lá em Campo Grande existia a Santa que chorava mel. Acho que isso deve ter divulgado a religião por lá

    Responder
  2. Márlon Pacheco

    E ainda tem gente anda com este santo na carteira não sabe o q

    Responder
  3. Fran

    Desculpem-me, mas, não suporto ouvir que falem “mal” dos santos!!!. Por favor, eu suplico, respeitem!!!!!!

    Responder
  4. Demetrius Silva Cavalcante

    Santo Expedito rogai por nos!

    Responder
  5. Claudio de Souza Gomes

    Santo Expedito é o patrono do Exército Brasileiro!!!

    Responder
  6. Daniel Marinho

    Santo Expedito nos ensina a não adiar nossa conversão, a não deixar a vontade de Deus para o amanhã. A exemplo de Santo Expedito possamos descobrir oque nos faz adiar nossa ida a Jesus Cristo e esmagar com os pés oque nos afasta de Deus e atrapalha nossa verdadeira conversão. Vi acima comentários mal dizendo o Santo que Deus tenha misericórdia de suas almas. Pelo visto estes não aprenderam nada com o testemunho do Santo.

    Responder
  7. Nisce Andrade

    Poxa precisava matar a ave? isto incentiva a violência, me desculpe Daniel pela sua devoção, mas você vai me esmagar por pensar diferente? Isto ta mais pra crueldade.

    Responder
    • jose

      nos estamos em 2020 mas continua repugnante seu comentario …va estudar e aprender sobre a vida !

      Responder
  8. Andréa Lopes

    Bom dia, Nisce Andrade, você não entendeu, não é incentivo à violência, é um simbolismo, a ave, no caso o corvo era um inimigo com um atrapalho o forçando a deixar pra depois sua conversão, e no caso ele pisou no inimigo, no atrapalho, ou seja, devemos passar por cima dos obstáculos da vida pra que possamos vencer, alcançar a vitória… Entenda o simbolismo…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This