Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Pequeno dicionário de futebol

24 de abril de 2019

Escanteio
Quando um jogador do time defensor toca a bola antes dela sair pela linha de fundo, as regras determinam a cobrança de escanteio, que consiste no chute dado por atacante de um dos cantos do campo.

Gol-average
Trata-se de um critério de desempate que já foi muito usado no futebol e que anda em desuso. Calcula-se o gol-average dividindo o número de gols marcados pelo número de gols sofridos.

Gol olímpico
O primeiro gol feito em uma da cobrança de escanteio foi marcado por Cesáreo Onzari, da seleção Argentina, durante um amistoso contra o Uruguai. Naquele ano, os uruguaios haviam sido consagrados campeões olímpicos de futebol. É por isso que o golaço do ponta-esquerda acabou sendo batizado de olímpico.

Meia-lua
Ela delimita a distância que os jogadores devem observar em relação à bola no momento da cobrança de um pênalti. Ou seja: 9,15 metros, que é exatamente o raio de uma circunferência traçada a partir da marca do pênalti. A meia-lua da grande área é a parte visível dessa circunferência.

Morte súbita
É uma maneira de desempatar a partida. Na prorrogação, quem marcar o primeiro gol ganha. Tem o objetivo de encurtar a prorrogação e evitar a decisão por pênaltis.

Obstrução
É uma infração em que o jogador impede que o adversário alcance a bola, empregando para isso os braços ou o corpo. A partir de 1951, o juiz passou a punir essa falta com tiro livre indireto, mesmo quando cometida dentro da área.

Tiro de meta
É uma forma de reiniciar o jogo quando um jogador do time atacante ou o goleiro da equipe defensora, estando em sua área de gol, tocar na bola antes dela ultrapassar a linha de fundo. A cobrança do tiro de meta é feita somente pelo goleiro, de dentro de sua área.

Tiro livre
É a penalidade aplicada em caso de falta. O jogador chuta a bola parada direta (tiro livre direto) ou indiretamente (tiro livre indireto) para o gol, conforme a infração cometida.

Zebra
No futebol, a “zebra” acontece quando um resultado inesperado dá as caras — um time pequeno goleia um grande, por exemplo. A expressão surgiu em julho de 1964, antes de uma partida entre a Portuguesa do Rio de Janeiro e o Vasco pelo Campeonato Carioca, no estádio das Laranjeiras. Segundo o jornalista Celso Unzelte, antes do jogo o técnico do time pequeno, Gentil Cardoso, disse: “Se meu time vencer hoje vai ser como dar zebra na cabeça no jogo do bicho”. O detalhe é que não havia zebra no jogo do bixo, e Cardoso sabia bem disso. A partida terminou 2 a 1, vitória da Portuguesa.

Leia também: Olha ela aí! Curiosidades sobre a “Zebrinha do Fantástico”

Livro reúne escudos de times do mundo inteiro.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This