Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Ayrton Senna

24 de abril de 2019

1. O apelido de Ayrton Senna na infância era Beco. Ele queria ser chamado de “Becão”. Senna ganhou um mini-kart construído pelo pai aos quatro anos.

2. Ayrton usava as cores do Brasil no seu capacete. Em 1978, quando foi disputar o Campeonato Mundial de Kart, na Europa, as regras da competição exigiam que os capacetes dos pilotos tivessem as cores do país de origem do participante. Ele decidiu manter a tradição na F-1.

3. No ano de 1983, Senna correu uma prova inteira de Fórmula 3 na Inglaterra com o carro sem freios. Os mecânicos, a princípio, não acreditaram, mas ao verificar as pastilhas viram que elas estavam geladas.

4. O circuito inglês de Silverstone, onde ele venceu nove provas seguidas na Fórmula 3, foi apelidado de Silvastone, numa referência ao sobrenome Silva do piloto brasileiro.

5. Ainda na Fórmula 3, em 1983, o piloto brasileiro foi convidado por Frank Williams para testar um dos carros de sua equipe no Autódromo de Donington Park, na Inglaterra. Senna fez tempos melhores que os pilotos oficiais da equipe, Keke Rosberg e Jacques Laffite.

6. Na primeira temporada de Fórmula 1, em 1984, pilotando uma irregular Toleman, Senna ficou em segundo lugar no GP de Mônaco, atrás de Alain Prost, da McLaren. Chegou a ultrapassar Prost, mas o diretor da prova – o ex-piloto belga Jacky Ickx – alegou que a havia interrompido antes por causa da chuva.

7. Em 5 de novembro de 1984, Ayrton Senna, recém-contratado pela Lótus, acordou com o lado direito do rosto totalmente paralisado. Estava na Inglaterra. A primeira sensação foi a de um derrame. Mas tudo não passou de uma paralisia facial. Senna fez massagens e usou uma medicação à base de cortisona. Teve uma recaída ao dormir num hotel carioca com o ar condicionado ligado. O piloto só se recuperou totalmente em fevereiro de 1985.

8. Dois dias antes do GP Brasil de 1987, Ayrton Senna recebeu do Ministério da Aeronáutica o título de piloto de caça honorário da Força Aérea Brasileira. Senna retribuiu a homenagem colando em seu capacete o símbolo do Esquadrão do Primeiro Grupo de Caça, equipe de elite da FAB, que adota como lema o famoso “Senta a Pua”, usado pelos nossos pilotos na Segunda Guerra Mundial.

9. Ao longo de sua carreira, Ayrton Senna conquistou 41 vitórias (19 de ponta a ponta), 161 GPs, 2.750 voltas na liderança, 65 poles e 3 títulos mundiais.

10. Em março de 1995, o capacete que Ayrton Senna usou ao conquistar seu primeiro título de Fórmula 1 (1988) foi a leilão. O lance vencedor foi de 45 mil dólares e o capacete tinha os autógrafos de Senna e Xuxa.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A morte de Senna

A morte de Senna

  Ayrton Senna da Silva morreu no dia 01 de maio de 1994, no autódromo de ímola, em San Marino, na Itália. Na sétima volta da prova, o carro do piloto saiu da pista e bateu em um muro de concreto a 300 quilômetros por hora. Ayrton Senna foi declarado morto à...

O inimigo nazista

O inimigo nazista

  Em novembro de 1989, Ayrton Senna fez uma grave acusação de manipulação do campeonato em favor de Alain Prost por parte do presidente da FIA, o francês Jean-Marie Ballestre. Senna tinha sido desclassificado do GP do Japão por retornar à pista por uma via de...

Os amores de Senna

Os amores de Senna

    Ayrton Senna casou-se com a decoradora Lillian de Vasconcellos em fevereiro de 1981. Os dois se conheceram quando tinham 2 anos e cresceram juntos. O casamento terminou oito meses depois e os dois nunca mais se viram. O segundo casamento de Lilian durou...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Igor SENA

    eu gosto muito de Ayrton senna meu melhor da forma lá 1

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This