Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Olha ela aí! Curiosidades sobre a “Zebrinha do Fantástico”

19 de janeiro de 2021
  1. A zebrinha falante foi criada pelo diretor da Central Globo de Produções Mauro Borja Lopes, o “Borjalo” (1925-2004), para informar os resultados da Loteria Esportiva, que foi criada em 19 de abril de 1970 com enorme sucesso. Os apostadores tinham que apontar os resultados de 13 jogos (coluna 1, coluna 2 ou coluna do meio, em caso de empate).
  2. No futebol, a “zebra” acontece quando um resultado inesperado dá as caras — um time pequeno goleia um grande, por exemplo. A expressão surgiu em julho de 1964, antes de uma partida entre a Portuguesa do Rio de Janeiro e o Vasco pelo Campeonato Carioca, no estádio das Laranjeiras. Antes do jogo o técnico do time pequeno, Gentil Cardoso, disse: “Se meu time vencer hoje vai ser como dar zebra na cabeça no jogo do bicho”. O detalhe é que não havia zebra no jogo do bixo, e Cardoso sabia bem disso. A partida terminou 2 x 1, vitória da Portuguesa.
  3. A personagem estreou nas edições de segunda-feira do telejornal “Hoje”, em 1972. Depois ela passou para a edição dominical do “Jornal Nacional”. Sim, foi uma experiência que durou pouco tempo. Até que, em agosto de 1973, a Zebrinha finalmente estreou no “Fantástico”.
  4. Ela foi usada no programa dominical de 1973 até 1986. Por isso, a “Zebrinha da Loteria Esportiva” passou a ser chamada também de “Zebrinha do Fantástico”.
  5. Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acertar o placar dos 13 jogos era de uma em 85.410.
  6. O ator Pedro Braga foi o primeiro dublador da Zebrinha. Foi ele quem criou o bordão “Ih, olha eu aí! Zêêêêêbra!”. Ele foi substituído pela atriz Maralise Tartarine (1944-2014) até a personagem ser retirada do ar, logo depois da Copa do Mundo de 1986. Como dubladora, Maralise fez Gilda em “Capitão Caverna”, Shina de Cobra em “Os Cavaleiros do Zodíaco”, Jill em “As Panteras”, Kathleen Turner em “A Joia do Nilo” e “Tudo Por Uma Esmeralda”, entre outros.

Leia também: Pequeno dicionário de futebol

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

2 Comentários

2 Comentários

  1. jogoslegaisderoblox

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….

    Responder
  2. jogoslegaisderoblox

    AMEI MUITO!!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This