A embaixada brasileira em Islamabad, no Paquistão, inaugura hoje a exposição “Football Without Borders” (Futebol sem Fronteiras), do fotógrafo paulistano Caio Vilela. As 42 imagens mostram o futebol de rua em diferentes regiões do mundo. Entre esses locais retratados estão a base do Monte Everest em seu lado tibetano, uma base militar argentina na Antártida, a praia cearense de Flecheiras, o deserto em frente às pirâmides do Egito, praças em Auckland, Montevidéu e Buenos Aires, praias em Moçambique e Tailândia, e mais imagens de registros espontâneos do esporte em outros 24 países. A maioria das fotos expostas são do livro Futebol Sem Fronteiras e já foram apresentadas também com grande sucesso na exposição “Ora, Bolas!”, no Museu do Futebol em São Paulo.

Antes de ser aberta ao público, a exposição de Caio Vilela teve um coquetel para convidados, na própria  embaixada no último dia 4 de junho, com a presença dos embaixadores de Argentina, Marrocos, Suíça, Palestina, Bélgica, Cuba e África do Sul, entre outros convidados influentes da cena política de Islamabad, como o ministro paquistanês de Ciência e Tecnologia, Azam Khan Swati, e o vice-ministro das relações exteriores, Jamshed Iftikhar. A imprensa local noticiou o evento no jornal “The News” e pelo canal de televisão The Dawn.

A ideia de sediar a exposição na embaixada partiu do embaixador Alfredo Leoni e do ministro conselheiro João Belloc. Esse foi o primeiro evento cultural organizado pela embaixada em 12 anos, por causa de questões de segurança priorizadas pelas embaixadas estrangeiras em Islamabad. “O futebol é uma paixão mundial e se encontra em plena ascensão no Paquistão, onde o críquete ainda representa o esporte nacional. É com grande entusiasmo que recebemos o fotógrafo e sua obra em nossa embaixada”, declarou Leoni durante o evento.

Presente na noite do coquetel, o embaixador da África do Sul, Daniel Jabulani Mavimbela, convidado especial do evento, se declarou um entusiasta do esporte. Mavimbela arriscou até um palpite surpreendente sobre a Copa de 2010: ele acredita que o técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira poderá conquistar o título pelo time sul-africano.

Folha.com - Livraria da Folha - Autor de "Futebol Sem Fronteiras ...

O fotógrafo Caio Vilela, autor das obras, esteve presente ao evento e se encontra agora no interior do país, fotografando futebol de rua em regiões como Punjab e vilarejos rurais no sopé das montanhas do Himalaia. A exposição “Football Without Borders” está aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, até o dia 2 de julho.