Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

“Futebol Sem Fronteiras” chega ao Paquistão

7 de junho de 2010

A embaixada brasileira em Islamabad, no Paquistão, inaugura hoje a exposição “Football Without Borders” (Futebol sem Fronteiras), do fotógrafo paulistano Caio Vilela. As 42 imagens mostram o futebol de rua em diferentes regiões do mundo. Entre esses locais retratados estão a base do Monte Everest em seu lado tibetano, uma base militar argentina na Antártida, a praia cearense de Flecheiras, o deserto em frente às pirâmides do Egito, praças em Auckland, Montevidéu e Buenos Aires, praias em Moçambique e Tailândia, e mais imagens de registros espontâneos do esporte em outros 24 países. A maioria das fotos expostas são do livro Futebol Sem Fronteiras e já foram apresentadas também com grande sucesso na exposição “Ora, Bolas!”, no Museu do Futebol em São Paulo.

Antes de ser aberta ao público, a exposição de Caio Vilela teve um coquetel para convidados, na própria  embaixada no último dia 4 de junho, com a presença dos embaixadores de Argentina, Marrocos, Suíça, Palestina, Bélgica, Cuba e África do Sul, entre outros convidados influentes da cena política de Islamabad, como o ministro paquistanês de Ciência e Tecnologia, Azam Khan Swati, e o vice-ministro das relações exteriores, Jamshed Iftikhar. A imprensa local noticiou o evento no jornal “The News” e pelo canal de televisão The Dawn.

A ideia de sediar a exposição na embaixada partiu do embaixador Alfredo Leoni e do ministro conselheiro João Belloc. Esse foi o primeiro evento cultural organizado pela embaixada em 12 anos, por causa de questões de segurança priorizadas pelas embaixadas estrangeiras em Islamabad. “O futebol é uma paixão mundial e se encontra em plena ascensão no Paquistão, onde o críquete ainda representa o esporte nacional. É com grande entusiasmo que recebemos o fotógrafo e sua obra em nossa embaixada”, declarou Leoni durante o evento.

Presente na noite do coquetel, o embaixador da África do Sul, Daniel Jabulani Mavimbela, convidado especial do evento, se declarou um entusiasta do esporte. Mavimbela arriscou até um palpite surpreendente sobre a Copa de 2010: ele acredita que o técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira poderá conquistar o título pelo time sul-africano.

 

Folha.com - Livraria da Folha - Autor de "Futebol Sem Fronteiras ...


O fotógrafo Caio Vilela, autor das obras, esteve presente ao evento e se encontra agora no interior do país, fotografando futebol de rua em regiões como Punjab e vilarejos rurais no sopé das montanhas do Himalaia. A exposição “Football Without Borders” está aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, até o dia 2 de julho.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This