Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Big Five estampam as notas da África do Sul

15 de junho de 2010

A moeda da África do Sul ganhou o nome de rand em 1961, mesmo ano em que foi proclamada a república no país. O nome “rand” veio de “Witwatersrand”, abreviação de “White-waters-ridge” – em português, significa “a montanha das águas brancas”, sobre a qual foi construída a cidade de Johanesburgo, a maior reserva de ouro da África do Sul. Atualmente, 1 real vale cerca de 4,24 rands. A moeda é utilizada também em países vizinhos: Lesoto, Namíbia e Suazilândia.

Até a década de 1990, elas traziam o desenho de Jan Van Riebeeck, o primeiro administrador da Cidade do Cabo. Depois, o dinheiro ganhou a estampa dos “Big Five”, os mamíferos de grande porte mais difíceis se serem caçados pelo homem. A saber: rinoceronte (R10), elefante (R20), leão (R50), búfalo (R100) e leopardo (R200). A do leopardo é muito difícil de ser encontrada. Houve um derrame de notas falsas e o governo as tirou de circulação por um tempo. Além das notas, circulam por aqui também as moedas de rand: 5c, 10c, 20c, 50c (centavos), R1, R2 e R5.
Veja a reportagem que fiz mostrando o desenho de todas as notas.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Mauro

    Marcelo,
    no seu link da reportagem das “Big Five” somo levados a pagina da ESPN, tentei achar o link para o video das notas e não encontrei.
    um grande abraço

    Responder
  2. Christian Dantas Teles

    Marcelo, eu só não entendi o que tem a ver a palavra “rand” com “white waters ridge”. Seria rand uma corruptela de ridge em africâner? Abraço!

    Responder
  3. guiadoscurglog

    Christian, já explicamos melhor a origem da palavra. Obrigado!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha