A moeda da África do Sul ganhou o nome de rand em 1961, mesmo ano em que foi proclamada a república no país. O nome “rand” veio de “Witwatersrand”, abreviação de “White-waters-ridge” – em português, significa “a montanha das águas brancas”, sobre a qual foi construída a cidade de Johanesburgo, a maior reserva de ouro da África do Sul. Atualmente, 1 real vale cerca de 4,24 rands. A moeda é utilizada também em países vizinhos: Lesoto, Namíbia e Suazilândia.
Até a década de 1990, elas traziam o desenho de Jan Van Riebeeck, o primeiro administrador da Cidade do Cabo. Depois, o dinheiro ganhou a estampa dos “Big Five”, os mamíferos de grande porte mais difíceis se serem caçados pelo homem. A saber: rinoceronte (R10), elefante (R20), leão (R50), búfalo (R100) e leopardo (R200). A do leopardo é muito difícil de ser encontrada. Houve um derrame de notas falsas e o governo as tirou de circulação por um tempo. Além das notas, circulam por aqui também as moedas de rand: 5c, 10c, 20c, 50c (centavos), R1, R2 e R5.
Veja a reportagem que fiz mostrando o desenho de todas as notas.
Susan Zeppellini, a artista que pintou os carros da Escuderia Fittipaldi
Um resgate histórico: conheça a artista plástica paulista Susan Zeppellini, radicada no País de Gales, Reino Unido, desde 1989. Em 1976, ela era sócia do estúdio Crazy Bike, em Moema, na capital paulista. Fazia trabalhos em capacetes e tanques de motos personalizados....
Marcelo,
no seu link da reportagem das “Big Five” somo levados a pagina da ESPN, tentei achar o link para o video das notas e não encontrei.
um grande abraço
Marcelo, eu só não entendi o que tem a ver a palavra “rand” com “white waters ridge”. Seria rand uma corruptela de ridge em africâner? Abraço!
Christian, já explicamos melhor a origem da palavra. Obrigado!