Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 curiosidades sobre o Grêmio

24 de abril de 2019
  1. Um empresário do ramo de fundição resolveu criar o Grêmio depois de assistir à performance do Esporte Clube Rio Grande, primeiro time de futebol do país. Dono da única bola de Porto Alegre, ele reuniu todos os conhecidos da cidade e convocou para uma reunião em um restaurante localizado nos fundos da Galeria Chaves. Depois de muito vinho Esperança, os 33 fundadores assinaram a primeira ata do novo clube.
  2. No primeiro Gre-Nal da história, dia 18 de julho de 1909, o Grêmio venceu o Internacional por 10 x 0.
  3. Em 22 de setembro de 1935, ano do centenário da Revolução Farroupilha, o time conquistou o Campeonato Metropolitano. A vitória sobre o Inter por 2 a 0 foi tão importante que a diretoria prometeu comemorá-la pelos próximos 100 anos. Desde então, é realizado na data, todos os anos, um jantar em homenagem à conquista. Ele deve ser repetir até 2035.
  4. Originalmente, o uniforme do clube deveria ser havana (uma espécie de marrom), branco e preto. Mas como a cor era difícil de encontrar, a diretoria mudou para o azul.
  5. O estádio Baixada dos Moinhos de Vento foi construído no bairro de mesmo nome para agradar a crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região.
  6. O Grêmio levou o Campeonato Gaúcho de 1930 antes do torneio terminar. Com a revolução que levou Getúlio Vargas à presidência do país, a disputa foi interrompida e o time consagrado campeão por ter a melhor campanha.
  7. O goleiro Eurico Lara é considerado por muitos torcedores o maior jogador que o time já teve. Ele defendeu a camisa gremista até 1935, ano de sua morte. Seu nome aparece até no hino do clube. Também detém o título de atleta que mais vezes jogou pelo Grêmio.
  8. O hino do Grêmio, por sinal, foi composto por Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores da história da música brasileira e torcedor do clube.
  9. Lupicínio compôs o verso “Até a pé nós iremos” inspirado em uma greve dos condutores de bonde em Porto Alegre. Sem transporte público, os torcedores do Grêmio tiveram que ir a pé para o Estádio dos Eucaliptos acompanhar um clássico contra o Internacional.
  10. Já a frase “Com o Grêmio onde o Grêmio estiver” foi criada por um torcedor chamado Salim Nigri e aproveitada por Lupicínio.
  11. O Grêmio foi o primeiro time gaúcho a ganhar de um paulista, em 1935, e o primeiro não carioca a jogar no Maracanã, em 1950.
  12. O ponta-direita Tesourinha se tornou o primeiro negro a jogar no Grêmio. O clube registrou sua contratação, em 1952, com uma nota histórica: “A diretoria do Grêmio vem trazer ao conhecimento de seus associados e simpatizantes, por decisão unânime, que resolveu tornar insubsistente a norma que vinha sendo seguida de não incluir atletas de cor em sua representação de futebol”.
  13. O Tricolor está na história da TV brasileiro: a primeira partida transmitida em cores na televisão brasileira foi entre o Grêmio e o Caxias, em 1972.
  14. Em 1987 a Coca-Cola patrocinou todos os times que disputaram a Copa União, a principal competição de clubes do país. O Grêmio forçou uma medida até então impensável por parte da marca: para não ter uma marca vermelha, cor do rival Internacional na camisa, o Imortal estampou a logo da Coca-Cola em branco.
  15. Muitos anos mais tarde a Coca-Cola chegou a lançar uma latinha azul para ser comercializada em Porto Alegre. A questão da cor é séria mesmo: na Hamburgueria 1903, lanchonete oficial do Grêmio, o catchup recebe um aviso: “Infelizmente ainda não conseguimos mudar a cor”.
  16. O Grêmio foi o primeiro campeão da Copa do Brasil, em 1989. Ao lado do Cruzeiro, o Imortal é o maior campeão do torneio com cinco títulos.
  17. O Grêmio foi o último time do Rio Grande do Sul a conquistar o título de campeão brasileiro: foi em 1996.
  18. Em 2005, o Grêmio voltou para a primeira divisão em um jogo épico contra o Náutico no Estádio dos Aflitos. O time pernambucano perdeu dois pênaltis e terminou o jogo com três jogadores a mais, mas o Grêmio segurou o 0 x 0 e ainda conseguiu marcar um gol no final, conquistando o título da Série B e a volta para a Série A.
  19. O Grêmio tem o único brasileiro a ser campeão da Libertadores como jogador e técnico: Renato Gaúcho, presente nas conquistas de 1981 e 2017.
  20. O Grêmio foi um dos grandes responsáveis por revelar o técnico Tite. Em 2001, ele foi campeão gaúcho com o Caxias, superando o Grêmio na decisão. No mesmo ano, foi contratado pelo Grêmio e ganhou a Copa do Brasil superando o Corinthians na decisão.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This