Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 curiosidades sobre o Grêmio

24 de abril de 2019
  1. Um empresário do ramo de fundição resolveu criar o Grêmio depois de assistir à performance do Esporte Clube Rio Grande, primeiro time de futebol do país. Dono da única bola de Porto Alegre, ele reuniu todos os conhecidos da cidade e convocou para uma reunião em um restaurante localizado nos fundos da Galeria Chaves. Depois de muito vinho Esperança, os 33 fundadores assinaram a primeira ata do novo clube.
  2. No primeiro Gre-Nal da história, dia 18 de julho de 1909, o Grêmio venceu o Internacional por 10 x 0.
  3. Em 22 de setembro de 1935, ano do centenário da Revolução Farroupilha, o time conquistou o Campeonato Metropolitano. A vitória sobre o Inter por 2 a 0 foi tão importante que a diretoria prometeu comemorá-la pelos próximos 100 anos. Desde então, é realizado na data, todos os anos, um jantar em homenagem à conquista. Ele deve ser repetir até 2035.
  4. Originalmente, o uniforme do clube deveria ser havana (uma espécie de marrom), branco e preto. Mas como a cor era difícil de encontrar, a diretoria mudou para o azul.
  5. O estádio Baixada dos Moinhos de Vento foi construído no bairro de mesmo nome para agradar a crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região.
  6. O Grêmio levou o Campeonato Gaúcho de 1930 antes do torneio terminar. Com a revolução que levou Getúlio Vargas à presidência do país, a disputa foi interrompida e o time consagrado campeão por ter a melhor campanha.
  7. O goleiro Eurico Lara é considerado por muitos torcedores o maior jogador que o time já teve. Ele defendeu a camisa gremista até 1935, ano de sua morte. Seu nome aparece até no hino do clube. Também detém o título de atleta que mais vezes jogou pelo Grêmio.
  8. O hino do Grêmio, por sinal, foi composto por Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores da história da música brasileira e torcedor do clube.
  9. Lupicínio compôs o verso “Até a pé nós iremos” inspirado em uma greve dos condutores de bonde em Porto Alegre. Sem transporte público, os torcedores do Grêmio tiveram que ir a pé para o Estádio dos Eucaliptos acompanhar um clássico contra o Internacional.
  10. Já a frase “Com o Grêmio onde o Grêmio estiver” foi criada por um torcedor chamado Salim Nigri e aproveitada por Lupicínio.
  11. O Grêmio foi o primeiro time gaúcho a ganhar de um paulista, em 1935, e o primeiro não carioca a jogar no Maracanã, em 1950.
  12. O ponta-direita Tesourinha se tornou o primeiro negro a jogar no Grêmio. O clube registrou sua contratação, em 1952, com uma nota histórica: “A diretoria do Grêmio vem trazer ao conhecimento de seus associados e simpatizantes, por decisão unânime, que resolveu tornar insubsistente a norma que vinha sendo seguida de não incluir atletas de cor em sua representação de futebol”.
  13. O Tricolor está na história da TV brasileiro: a primeira partida transmitida em cores na televisão brasileira foi entre o Grêmio e o Caxias, em 1972.
  14. Em 1987 a Coca-Cola patrocinou todos os times que disputaram a Copa União, a principal competição de clubes do país. O Grêmio forçou uma medida até então impensável por parte da marca: para não ter uma marca vermelha, cor do rival Internacional na camisa, o Imortal estampou a logo da Coca-Cola em branco.
  15. Muitos anos mais tarde a Coca-Cola chegou a lançar uma latinha azul para ser comercializada em Porto Alegre. A questão da cor é séria mesmo: na Hamburgueria 1903, lanchonete oficial do Grêmio, o catchup recebe um aviso: “Infelizmente ainda não conseguimos mudar a cor”.
  16. O Grêmio foi o primeiro campeão da Copa do Brasil, em 1989. Ao lado do Cruzeiro, o Imortal é o maior campeão do torneio com cinco títulos.
  17. O Grêmio foi o último time do Rio Grande do Sul a conquistar o título de campeão brasileiro: foi em 1996.
  18. Em 2005, o Grêmio voltou para a primeira divisão em um jogo épico contra o Náutico no Estádio dos Aflitos. O time pernambucano perdeu dois pênaltis e terminou o jogo com três jogadores a mais, mas o Grêmio segurou o 0 x 0 e ainda conseguiu marcar um gol no final, conquistando o título da Série B e a volta para a Série A.
  19. O Grêmio tem o único brasileiro a ser campeão da Libertadores como jogador e técnico: Renato Gaúcho, presente nas conquistas de 1981 e 2017.
  20. O Grêmio foi um dos grandes responsáveis por revelar o técnico Tite. Em 2001, ele foi campeão gaúcho com o Caxias, superando o Grêmio na decisão. No mesmo ano, foi contratado pelo Grêmio e ganhou a Copa do Brasil superando o Corinthians na decisão.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica