Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 curiosidades sobre o Bahia

24 de abril de 2019
  1. A iniciativa de fundar o Esporte Clube Bahia partiu de quatro jogadores baianos que não podiam praticar o esporte depois que os times que defendiam encerraram as atividades. O primeiro encontro entre os quatro amigos foi realizado em um cabaré.
  2. O clube recebeu as cores da bandeira do estado da Bahia: azul, vermelho e branco.
  3. Inicialmente, porém, a ideia era que as cores fossem preto, azul e branco. Quem vetou foi o primeiro presidente, Waldemar Costa: ele achava que preto em camisa de futebol daria azar.
  4. O escudo do time é a própria bandeira da Bahia dentro de um círculo azul. O curioso: ao invés do triângulo, a parte superior esquerda da bandeira trás uma outra bandeira da Bahia, em tamanho menor.
  5. O mascote do Bahia é um Super Homem. Não apenas pela ideia de formar um time imbatível como um super-herói, mas também pela proximidade com as cores.
  6. Em 1934, a Bahia conquistou um título histórico para o Nordeste no Campeonato Nacional de Seleções Estaduais. Dos 11 jogadores do time titular, sete jogavam no Tricolor Baiano.
  7. No mesmo ano, o Bahia encarou uma tragédia. No dia 2 de julho, pela primeira vez desde a fundação em 1931 o Esquadrão de Aço perdeu um clássico para a Vitória. O jogador Bitonho, do Bahia, saiu do campo preso porque agrediu o juiz. No dia seguinte, Bitonho se suicidou.
  8. Na temporada de 1939 o Bahia aplicou duas goleadas históricas no rival Vitória: 9 x 4 e 10 x 2. Mas o fato mais curioso aconteceu em um Bahia x Galícia que terminou 4 x 0 para o Esquadrão. O dirigente Nelson Chaves foi até a casa do atacante Pedro Amorim busca-lo para a partida, uma vez que Pedro se declarava doente e impossibilitado de jogar. Amorim foi pro campo na marra e marcou três gols.
  9. O termo “Esquadrão de Aço” surgiu em 1946, criado pelo jornalista Aristóteles Góes, que participou da fundação do Bahia.
  10. O maior artilheiro do Bahia foi Carlito, com 253 gols. Ele jogou por 14 temporadas no clube e jamais vestiu outra camisa.
  11. O Bahia é considerado o primeiro campeão brasileiro da história. O Tricolor venceu a Taça Brasil de 1959 superando o poderoso Santos de Pelé na decisão.
  12. Com isso, o Bahia se tornou também o representante do Brasil na primeira edição da Taça Libertadores, em 1960. O time foi eliminado logo na primeira fase pelo San Lorenzo após perder por 3 x 0 na Argentina e vencer por 3 x 2 em Salvador.
  13. Em 1964 o clube participou de um importante torneio amistoso nos Estados Unidos: a International Soccer League, onde enfrentou times como o Werder Bremen, da Alemanha, e o Blackburn, da Inglaterra.
  14. O Bahia foi o último time do nordeste a conquistar o título de campeão brasileiro: foi em 1988, derrotando o Internacional na decisão.
  15. A melhor participação do Bahia na Libertadores aconteceu no ano seguinte, em 1989, quando o Tricolor chegou às quartas de final. Até hoje, nenhum time do nordeste chegou tão longe na competição continental.
  16. Em 2004, o Bahia teve a melhor média de público do Campeonato Brasileiro ao levar, em média, 40.400 torcedores por partida à Fonte Nova. O mais impressionante: o time estava na Série B do Campeonato Brasileiro.
  17. O dia que poderia ser de festa acabou em tragédia para o Bahia: em 25 de novembro de 2007 a Fonte Nova estava lotada para ver o jogo contra o Vila Nova, no qual o Bahia conquistaria o acesso da Série C para a Série B do Brasileirão. Parte da estrutura de concreto do anel superior do estádio cedeu, matando sete pessoas e ferindo dezenas.
  18. O Bahia tem uma extensa lista de torcedores que estão marcados na história da música baiana: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Bell Marques, Armandinho, Netinho e Saulo são alguns exemplos.
  19. Dentre os anônimos, o Bahia é marcado por alguns torcedores-símbolo como Lourinho: ele fazia bonequinhos de vodu para os jogadores adversários não jogarem bem.
  20. O Bahia é o “time da casa” na Fonte Nova, estádio que pertence ao governo do estado da Bahia. Mas na reinauguração do estádio em 2013 não foi bem assim: o Vitória goleou o rival por 5 x 1.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This