Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o judô

24 de abril de 2019

1. Seu criador foi o japonês Jigoro Kano, professor da Universidade de Tóquio e ex-lutador de jiu-jitsu, em 1882. Cansado da violência daquela modalidade, ele eliminou os golpes mais agressivos e perigosos, dando a esta arte sentido mais espiritual e educativo.

Os métodos e os objetivos de Jigoro Kano, o “pai do Judô”

2. A luta usa o próprio corpo como alavanca para derrubar o adversário e imobilizá-lo.

3. O imigrante japonês Mitsuyo Maeda, o conde Koma, trouxe o esporte para o Brasil.

4. Quimono é o nome do roupão branco usado pelos judocas. Pode ser chamado também de judogui. As mulheres precisam usar uma camiseta por baixo.

5. As calças devem ficar pelo menos cinco centímetros acima do tornozelo.

6. A faixa do judô tem de quatro a cinco centímetros de largura. As cores são branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Os judocas faixa preta podem subir ainda em uma escala de 10 níveis, os chamados “dan”. Até o 5º dan, o judoca usa uma faixa preta normal. Do 6º ao 8º, a faixa é coral e branca. No 9º ao 10º dan, ela é toda vermelha.

7. Em japonês, a palavra “judô” significa “estilo de vida suave”.

A história do judô e seus valores e princípios

8. Foi a primeira arte marcial a se tornar um esporte olímpico, em 1964. Os Jogos foram disputados em Tóquio.

9. Assim como no Brasil temos aulas de educação física, o judô é uma matéria obrigatória na grade curricular escolar no Japão.

10. Jigoro Kano, o criador do judô, foi também quem fundou o primeiro time de beisebol do Japão. Hoje, o esporte é um dos mais populares do país.

Coletânea dos trabalhos e ensinamentos de Jigoro Kano

Nota de transparência: os links acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas o veículo pode ganhar uma comissão da Amazon.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?