Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro

24 de abril de 2019

 

O primeiro desfile organizado aconteceu em 1932. Contou com 19 escolas de samba — cada uma poderia apresentar até três sambas — e a campeã foi a Mangueira.

A grande fama das escolas de samba, entretanto, só veio nos anos 1950, quando intelectuais vinculados ao comunismo passaram a se interessar por cultura popular e pelo “folclore” do carnaval, levando os desfiles à classe média.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Acadêmicos do Tucuruvi

Acadêmicos do Tucuruvi

1. Foi fundada em fevereiro de 1976 com o nome Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba do Tucuruvi. Seus primeiros líderes foram José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho, Nenê da Cuíca e Aldo Amaral. 2. As cores da escola, na...

História dos nomes de 10 escolas de samba paulistanas

História dos nomes de 10 escolas de samba paulistanas

Nenê de Vila Matilde No dia 1º de janeiro de 1949, data da criação da escola, os sambistas que criaram a Nenê chegaram a um impasse: estava tudo pronto para a agremiação ser fundada, só faltava o nome para que o registro fosse feito. Algumas alternativas foram...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This