Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O museu da família Duarte

8 de maio de 2008

Quem me conhece sabe que eu adoro coleções. Minhas e dos outros. Sempre foi assim. Na infância, colecionei selos, álbuns de figurinhas, revistas sobre futebol. Hoje tenho mais uma porção de coleções em casa. Essa mania está no sangue da família Duarte. Meu avô trazia um envelopinho com selos sempre que ia em casa. Meu pai também adora uma coleção. Meu primogênito, Rodrigo, está indo pelo mesmo caminho. Mas nenhum de nós é páreo para meu tio, Agenor. Ele mora em Pouso Alegre, no interior de Minas Gerais, e transformou a casa dele num verdadeiro museu da família. Este da direita é o meu tio (ele adora uma piada!):


Até vidrinhos de geléia ele guarda num armário. Uma boa lembrança que vi lá foi o relógio que pertenceu aos meus avôs. De hora em hora, ele dava as suas badaladinhas. Estava lá também a cadeira de balanço, o gramofone e outras relíquias. Levei o Rodrigo e a Beatriz, meus filhos mais velhos, para conhecer a história da família. Na foto abaixo, a Bia dá uma olhada numa câmera fotográfica antiga, que está nas mãos de meu pai.

Passamos boas horas folheando também álbuns com fotos antigas. Pela primeira vez, vi uma foto dos meus bisavós. Mas a minha preferida é esta aqui: vovô Agenor, vovó Emília e os quatro netos mais velhos (no total, foram oito). Eu estou no colo do meu avô. Esta foto estava na sala do apartamento deles, em Higienópolis, e me traz recordações sempre muito boas.

Preservar a história da família é muito importante. Minha mulher, Maísa, acaba de lançar um livro maravilhoso sobre isso. O nome do livro é “A Árvore da Família”. Pois bem: a árvore da família Duarte está sendo regada pelo nosso querido tio Agenor.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Russos inventam uma pedra espiã

Russos inventam uma pedra espiã

Cadetes da Academia de Força Aérea russa desenvolveram nos últimos três anos um robô espião disfarçado de pedra. Um vídeo da rocha espiã camuflada, em funcionamento, foi exibido na semana passada. Ela tem o tamanho de um jabuti. A rocha deslizava em um terreno...

Sérgio Type: o mago das máquinas de escrever.

Sérgio Type: o mago das máquinas de escrever.

No final de 2015, o redator publicitário e designer de conteúdo Sérgio Henrique de Oliveira comprou uma máquina de escrever Lettera 32 pensando em deixar o computador e a internet um pouco de lado em alguns momentos do dia. Só que a máquina de escrever mexeu de uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha