Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades da homeopatia

24 de abril de 2019

  • Foi descoberta no final do século XVIII pelo médico alemão Cristian Frederic Samuel Hahnemann. Ele notou que uma planta utilizada no combate da malária também podia causar doenças. A partir disso, surgiu o conceito da homeopatia: dar ao doente um medicamento capaz de produzir no organismo um estado semelhante ao da doença que se quer curar. 
  • Em 1826 Hahnemann editou o livro Organon da Arte de Curar e ficou conhecido como o “Pai da Homeopatia”.
     
  • Os remédios são feitos à base de plantas, animais e minerais selecionados. Eles passam por um processo chamado de diluição. De acordo com a filosofia naturalista esse processo potencializa os efeitos da medicação.
     
  • A Homeopatia chegou ao Brasil em 1810, quando o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, começou a trocar correspondências com Hahnemann.
     
  • O primeiro médico homeopata brasileiro foi o doutor Domingos de Azeredo Coutinho de Duque-Estrada.
     
  • Com o descobrimento das sulfas e antibióticos na Segunda Guerra Mundial, a Homeopatia caiu no esquecimento, retomando sua fama nos anos 60.
     

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Há quem diga que se trata de uma tradição inspirada na decoração das casas de ópera italianas, que eram principalmente vermelhas e douradas. Quando os teatros substituíram as óperas, a cor vermelha teria sido mantida. Mas a versão mais aceita é que o vermelho é a...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This