Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades da homeopatia

24 de abril de 2019

  • Foi descoberta no final do século XVIII pelo médico alemão Cristian Frederic Samuel Hahnemann. Ele notou que uma planta utilizada no combate da malária também podia causar doenças. A partir disso, surgiu o conceito da homeopatia: dar ao doente um medicamento capaz de produzir no organismo um estado semelhante ao da doença que se quer curar. 
  • Em 1826 Hahnemann editou o livro Organon da Arte de Curar e ficou conhecido como o “Pai da Homeopatia”.
     
  • Os remédios são feitos à base de plantas, animais e minerais selecionados. Eles passam por um processo chamado de diluição. De acordo com a filosofia naturalista esse processo potencializa os efeitos da medicação.
     
  • A Homeopatia chegou ao Brasil em 1810, quando o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, começou a trocar correspondências com Hahnemann.
     
  • O primeiro médico homeopata brasileiro foi o doutor Domingos de Azeredo Coutinho de Duque-Estrada.
     
  • Com o descobrimento das sulfas e antibióticos na Segunda Guerra Mundial, a Homeopatia caiu no esquecimento, retomando sua fama nos anos 60.
     

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Russos inventam uma pedra espiã

Russos inventam uma pedra espiã

Cadetes da Academia de Força Aérea russa desenvolveram nos últimos três anos um robô espião disfarçado de pedra. Um vídeo da rocha espiã camuflada, em funcionamento, foi exibido na semana passada. Ela tem o tamanho de um jabuti. A rocha deslizava em um terreno...

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha