PLAYMOBIL

Em 2004, no aniversário de 30 anos dos bonecos, foi feita uma contagem mundial da produção, que revelou já terem sido feitos cerca de 1,8 bilhão de unidades. O número é superior à população da China.

Os bonequinhos têm 7,5 centímetros de altura.

Os primeiros bonecos tinham a cabeça, as pernas e os braços articulados, as mulheres só usavam saias e os personagens eram todos de pele branca. Com o tempo, ganharam mãos e pés móveis, as mulheres passaram a vestir calças e até vestidos longos e surgiram representantes negros e índios.

As séries especiais incluem desde presépios e a Arca de Noé até supermercados e espaçonaves.

A customização e personalização dos bonecos e a reprodução de campos de batalhas são duas das principais manias dos colecionadores. Eles também criam roteiros de filmes caseiros, livros, adesivos e cenários em cartolina para montar histórias com o brinquedo.

A Geobra tem seis parques temáticos, os Playmobil Funparks. Um na Alemanha, dois nos Estados Unidos, um na França, outro na Grécia e em Malta. O parque alemão, que fica na cidade de Zirndorf, ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, tem espaços temáticos como fazenda, acampamento e castelo medieval, e bonecos de 1,60 metro de altura.

Hans Beck, o criador dos bonecos, se aposentou em 1999.